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Tipo do documento: Dissertação
Título: Instituições Federais de Ensino Superior como instrumento de política pública de inclusão social sob o viés constitucional: o caso da Universidade Federal de Goiás
Autor: Cruvinel, Pedro Henrique Moreira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3623374897388425
Primeiro orientador: Tavares Neto, José Querino
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2420742587515754
Primeiro membro da banca: Tavares Neto, José Querino
Segundo membro da banca: Castro, Matheus Felipe de
Terceiro membro da banca: Carvalho, Silzia Alves
Resumo: O ensino superior no Brasil desde os tempos de Colônia era voltado às elites. Ao contrário da América Espanhola, o Brasil não dispunha nenhuma Universidade enquanto Colônia de Portugal. Assim, a elite colonial era formada em Coimbra juntamente com a elite metropolitana, compartilhando o mesmo habitus, o que reforçava a unidade Império Português. O sociólogo francês Pierre Bourdieu explica como o habitus influencia a interação do indivíduo no campo social, além de revelar os meios de dominação existentes em cada campo social, uma dominação que se utiliza da violência simbólica. Nesse sentido, a Universidade brasileira, sobretudo as Instituições Federais de Ensino Superior, é avaliada como espaços nos quais os sujeitos estabelecem diversas interações, cada um com interesses próprios. Desse modo, por possuírem autonomia, as IFES acabaram desenvolvendo políticas públicas inclusivas, com a finalidade de alterar seu perfil elitista. Desta feita, a Universidade Federal de Goiás (UFG) servirá como paradigma para aferir se tais políticas foram capazes de alterar o seu habitus.
Abstract: Higher education in Brazil at the time of the Colony was aimed at elites. Unlike Spanish America, Brazil had no University as a Colony of Portugal. Thus, an elite from the colonial era formed in Coimbra together with a metropolitan elite, sharing the same habitus, which reinforced the Portuguese Empire unity. French sociologist Pierre Bourdieu explains how habitus influences an interaction of the individual-duo in the social field, in addition to revealing the means of domination existing in each social field, a domination that uses symbolic violence. In this sense, the Brazilian University, especially as Federal Institutions of Higher Education, is evaluated as spaces in which the subjects establish different interactions, each with their own interests. Thus, because they have autonomy, as IFES they ended up developing inclusive public policies, with a modifier to change their elitist profile. This time, the Federal University of Goiás (UFG) will serve as a paradigm to assess whether such policies were able to change their habitus.
Palavras-chave: Habitus
Instituições Federais de Ensino Superior
Autonomia universitária
Políticas públicas de inclusão
Habitus
Federal Higher Education Institutions
University autonomy
Public inclusion policies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Direito - FD (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas (FD)
Citação: CRUVINEL, P. H. M. Instituições Federais de Ensino Superior como instrumento de política pública de inclusão social sob o viés constitucional: o caso da Universidade Federal de Goiás. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Políticas Públicas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11099
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito e Políticas Públicas (FD)

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