Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11099
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dc.creatorCruvinel, Pedro Henrique Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623374897388425pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Neto, José Querino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2420742587515754pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Neto, José Querino-
dc.contributor.referee2Castro, Matheus Felipe de-
dc.contributor.referee3Carvalho, Silzia Alves-
dc.date.accessioned2021-02-22T15:32:00Z-
dc.date.available2021-02-22T15:32:00Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationCRUVINEL, P. H. M. Instituições Federais de Ensino Superior como instrumento de política pública de inclusão social sob o viés constitucional: o caso da Universidade Federal de Goiás. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Políticas Públicas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11099-
dc.description.resumoO ensino superior no Brasil desde os tempos de Colônia era voltado às elites. Ao contrário da América Espanhola, o Brasil não dispunha nenhuma Universidade enquanto Colônia de Portugal. Assim, a elite colonial era formada em Coimbra juntamente com a elite metropolitana, compartilhando o mesmo habitus, o que reforçava a unidade Império Português. O sociólogo francês Pierre Bourdieu explica como o habitus influencia a interação do indivíduo no campo social, além de revelar os meios de dominação existentes em cada campo social, uma dominação que se utiliza da violência simbólica. Nesse sentido, a Universidade brasileira, sobretudo as Instituições Federais de Ensino Superior, é avaliada como espaços nos quais os sujeitos estabelecem diversas interações, cada um com interesses próprios. Desse modo, por possuírem autonomia, as IFES acabaram desenvolvendo políticas públicas inclusivas, com a finalidade de alterar seu perfil elitista. Desta feita, a Universidade Federal de Goiás (UFG) servirá como paradigma para aferir se tais políticas foram capazes de alterar o seu habitus.pt_BR
dc.description.abstractHigher education in Brazil at the time of the Colony was aimed at elites. Unlike Spanish America, Brazil had no University as a Colony of Portugal. Thus, an elite from the colonial era formed in Coimbra together with a metropolitan elite, sharing the same habitus, which reinforced the Portuguese Empire unity. French sociologist Pierre Bourdieu explains how habitus influences an interaction of the individual-duo in the social field, in addition to revealing the means of domination existing in each social field, a domination that uses symbolic violence. In this sense, the Brazilian University, especially as Federal Institutions of Higher Education, is evaluated as spaces in which the subjects establish different interactions, each with their own interests. Thus, because they have autonomy, as IFES they ended up developing inclusive public policies, with a modifier to change their elitist profile. This time, the Federal University of Goiás (UFG) will serve as a paradigm to assess whether such policies were able to change their habitus.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2021-02-18T12:49:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5) Dissertação - Pedro Henrique Moreira Cruvinel - 2020.pdf: 1910816 bytes, checksum: 0cb1ad6ad48b9805b6ab007b99b9128c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito - FD (RG)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas (FD)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHabituspor
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superiorpor
dc.subjectAutonomia universitáriapor
dc.subjectPolíticas públicas de inclusãopor
dc.subjectHabituseng
dc.subjectFederal Higher Education Institutionseng
dc.subjectUniversity autonomyeng
dc.subjectPublic inclusion policieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleInstituições Federais de Ensino Superior como instrumento de política pública de inclusão social sob o viés constitucional: o caso da Universidade Federal de Goiáspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito e Políticas Públicas (FD)

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