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Tipo do documento: Dissertação
Título: A especialização lato sensu em neuropsicologia na cidade de Goiânia: dilemas ético-políticos
Título(s) alternativo(s): The lato sensu specialization inn europsychology in the city of Goiânia: ethical-political dilemmas
Autor: Costa, Valéria Barros
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2114302537648431
Primeiro orientador: Toassa, Gisele
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3606800477592959
Primeiro membro da banca: Toassa, Gisele
Segundo membro da banca: Souza, Marilene Proença Rebello de
Terceiro membro da banca: Tavares, Naraiana de Oliveira
Resumo: A presente dissertação de mestrado relata pesquisa sobre a formação lato sensu em Neuropsicologia na cidade de Goiânia, problematizando-a no contexto mais geral da expansão do ensino superior de Psicologia, bem como da constituição histórica da Neuropsicologia Histórico-Cultural. Para tanto, partiu das seguintes questões: a) Quando a Neuropsicologia alcançou relevância em Goiânia? b) Como os cursos de pós-graduaçao lato sensu em Neuropsicologia na cidade de Goiânia posicionaram-se epistemologicamente? c) Quais desafios ético-políticos estão presentes no formato da pós-graduaçao lato sensu em Neuropsicologia quanto ao enfrentamento do fenômeno “medicalização da vida”? Tais questões são abordadas de forma qualitativa, por via de uma metodologia que envolve a pesquisa bibliográfica acerca do objeto em estudo, do referencial teórico empregado, além da busca em sites oficiais e análise dos projetos de três cursos lato sensu e da gravação de entrevistas com seus/suas coordenadores/as, as quais foram organizadas com a metodologia Núcleos de Significação. Os registros foram arranjados em quatro núcleos: a) fatores determinantes para a constituição de um coordenador de curso; b) sentidos acerca de temas fundamentais que permeiam a formação em Neuropsicologia; c) discussões no campo teórico e metodológico na formação em Neuropsicologia; d) discussões ético-políticas. Nossas conclusões apontam a marca histórica do liberalismo/neoliberalismo na oferta da pós-graduaçao lato sensu em Neuropsicologia, que se expandiu à margem do controle público até atingir o número de oito cursos presenciais em Goiânia. Os cursos mostram uma reprodução do modelo médico de atuação, com o predomínio de uma formação eclética, organicista, medicalizante, focada no diagnóstico psicométrico, em prejuízo da promoção da qualidade de vida, da compreensão da educação como processo social que transforma o cérebro, bem como da formação dos profissionais para a reabilitação neuropsicológica. Consideramos, ainda, que essas características se contrapõem à perspectiva histórico-cultural; à sua valorização da análise dos sistemas funcionais complexos do cérebro humano, resultantes da formação cultural do indivíduo.
Abstract: The present master's dissertation reports a research on postgraduate education in Neuropsychology in the city of Goiania, with focus in the more general context of the expansion of higher education in Psychology, as well as the historical constitution of Historical-Cultural Neuropsychology. In order to do so, it started from the following questions: a) When did neuropsychology reach relevance in Goiânia? b) What epistemological perspectives are present in the lato sensu Postgraduate courses in Neuropsychology in the city of Goiania? c) What ethical-political challenges are present in the format of the post-graduation lato sensu in Neuropsychology with regard to the confrontation of the phenomenon "medicalization of life"? These questions was approached through a qualitative methodology, which involves the bibliographic research about the object under study, the theoretical approach used, as well as the search in official websites and analysis of the projects of three lato sensu courses and the recording of interviews with its managers, which were organized with the methodology of the Nuclei of Signification. The records were arranged in four nuclei: a) determining factors for the constitution of a course manager; b) senses about fundamental themes that permeate the training in Neuropsychology; c) discussions in the theoretical and methodological field of the training in Neuropsychology; d) ethical-political discussions. Our conclusions point to the historical mark of liberalism / neoliberalism in the offer of the lato sensu postgraduate course in neuropsychology, which expanded beyond public control until reaching the number of eight face-to-face courses in Goiânia. The courses show a reproduction of the medical model of action, with the predominance of an eclectic, organic, medicalizing model, focused on the psychometric diagnosis, at the expense of the promotion of the quality of life, the understanding of education as a social process that transforms the brain as well and the training of professionals for neuropsychological rehabilitation. We also consider that these characteristics are opposed to the historical-cultural perspective; to its appreciation of the analysis of the complex functional systems of the human brain, resulting from the individual's cultural formation.
Palavras-chave: Ensino superior
Pós-graduação
Neuropsicologia
Psicologia histórico-cultural
Higher education
Postgraduate training
Neuropsychology
Historical-cultural psychology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: COSTA, Valéria Barros. A especialização lato sensu em neuropsicologia na cidade de Goiânia: dilemas ético-políticos. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11171
Data de defesa: 27-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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