Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11241
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Poéticas e saberes da capoeira Angola: caminhos para pensar a performance negra de atrizes e atores narradores |
Título(s) alternativo(s): | Poetics and knowledges of capoeira Angola: ways of thinking the black performance of narrating actresses and actors |
Autor: | Peixoto, Jordana Dolores |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/4564261300971013 |
Primeiro orientador: | Silva, Renata de Lima |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/9684039080990993 |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Luciene Dias de |
Segundo membro da banca: | Lima, Evani Tavares |
Terceiro membro da banca: | Silva, Renata de Lima |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado teve como intuito investigar e apresentar reflexões sobre as contribuições técnicas, poéticas, simbólicas, políticas e conceituais que a Capoeira Angola pode oferecer às Artes Cênicas, a partir de um olhar para o conceito de Performance Negra, o corpo limiar da/o capoeirista, a encruzilhada da roda de capoeira e a performance da oralidade de mestras e mestres, como bases que possam fundamentar processos de criação e a formação de atrizes/atores narradores. Para tanto, foram tomados como alicerces os Estudos da Performance, estudos teatrais e estudos sobre contra colonização. A metodologia que orienta este estudo se apoia nas noções de poetnografia e campo vivido, e foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica; experiências em campo; narrativas pessoais e análise da performance da obra “Dikeledi e as voltas que o mundo dá”, desenvolvida pelo Núcleo Histórias de Comadres. |
Abstract: | This master degree research had the intention to investigate and present reflections about the technical, poetical, symbolic, political, and conceptual contributions that Capoeira Angola may offer to scenic arts from a look to the concept of black performance, the “limial body” of the capoeira practitioner, the crossroad of the “roda de capoeira” and the performance of the ora-lity of masters as the basis that substantiate creating processes and the formation of narrating actors and actresses. For this purpose were taken as foundations Studies of performance, thea-trical studies, counter colonization studies. The methodology that guides this study is suppor-ted by the notions of poetnography and lived field and was accomplished by the following procedures: bibliographic review, field narrative, personal narrative, and analysis of the ar-twork “Dikeledi e as voltas que o mundo dá” developed by the Núcleo Histórias de Comadre. |
Palavras-chave: | Processo de criação Atriz/ator narrador Performance negra Capoeira Angola Creating processes Narrating actor/actress Black performance Capoeira Angola |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Performances Culturais (FCS) |
Citação: | PEIXOTO, J. D. Poéticas e saberes da capoeira Angola: caminhos para pensar a performance negra de atrizes e atores narradores. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11241 |
Data de defesa: | 26-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Performances Culturais (FCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jordana Dolores Peixoto - 2021.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons