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Tipo do documento: Dissertação
Título: O RPG como estratégia metodológica para a mobilização do conteúdo de clima urbano na formação inicial de professores de Geografia
Título(s) alternativo(s): The RPG as a methodological strategy for mobilizing the content of urban climate in the initial training of Geography teachers
Autor: Souza, Layanne Almeida de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1117982525841077
Primeiro orientador: Alves, Adriana Olívia
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2629325348519209
Primeiro membro da banca: Alves, Adriana Olívia
Segundo membro da banca: Barros, Juliana Ramalho
Terceiro membro da banca: Breda, Thiara Vichiato
Resumo: As lacunas presentes na formação docente são compostas, principalmente, por dificuldades na organização da estrurura curricular que tende a ofertar disciplinas que não dialogam entre si, com conteúdos fragmentados e diversos. Isso resultado de uma construção histórico-filosófica do conhecimento a partir da visão cartesiana de mundo, em que se fragmenta para tentar entender o todo e isso foi trazido para a educação. Essa posição fragmentada das disciplinas e conteúdos está sendo cada vez mais debatida no contexto educacional, principalmente quando são referidas as estratégias metodológicas de ensino. O presente trabalho busca analisar as potencialidades do uso do Role-Playing Game - RPG como estratégia metodológica para a mobilização do conteúdo de clima urbano na formação inicial de professores de Geografia. As estratégias de ensino possibilitam uma maior interação entre discente, conteúdo e vivência e têm sido tema de inúmeras pesquisas e debates em eventos nas últimas décadas. Na Geografia não tem sido diferente, sobretudo no ensino do componente físico-natural clima, que é o foco desta pesquisa. Os estudos acerca das estratégias metodológicas para o ensino de clima estão, em sua maioria, relacionados a atividades práticas, experimentos e representações de eventos atmosféricos e climáticos. A pesquisa não foge desse parâmetro, contudo, apresenta-se uma estratégia metodológica específica: o RPG. Assim, esta pesquisa busca compreender se o uso do RPG, como estratégia metodológica, contribui na construção de conceitos sobre o clima urbano e possibilita desenvolver e ampliar fundamentos a partir do conhecimento pedagógico do conteúdo na formação inicial de professores de Geografia. Por isso, neste estudo, faz-se necessário compreender como o conteúdo clima urbano pode ser mobilizado a partir do uso do RPG como estratégia metodológica, quais bases teórico-metodológicas e conceituais permeiam a pesquisa, as discussões acerca dos fenômenos climáticos nas áreas urbanas e o percurso didático-pedagógico para encaminhamento da proposta de RPG com os discentes. A pesquisa foi realizada tendo como foco a formação inicial de professores de Geografia. Em novembro de 2019, foi realizada uma atividade intitulada “O RPG como estratégia metodológica para o ensino de clima urbano”, na Universidade Federal de Goiás. A atividade foi direcionada a discentes concluintes do curso de Geografia – Licenciatura frequentes na disciplina de Metodologias de Ensino de Geografia II. A condição para delineamento dos participantes foi em função da necessidade de que os sujeitos da pesquisa estivessem no final de graduação e tivessem concluído as disciplinas de Climatologia e Geografia Urbana. O escolha da disciplina de Metodologias de Ensino de Geografia II foi em função de a disciplina ter como base a discussão de metodologias para construção de conhecimentos sobre os componentes físico-naturais, tais como solo, relevo, clima, água, vegetação e outros. Para o jogo, os sujeitos da pesquisa definiram o nome de seus personagens e desenvolveram suas interpretações a partir de situações-problema ocorridas no contexto urbano, com envolvimento direto do clima. A proposta de jogar RPG tendo como foco a mobilização de um conteúdo específico foi realizada com os sujeitos da pesquisa e possibilitou contribuir na construção conceitual e das bases teórico-metodológicas sobre o conteúdo de clima urbano e de temas e conteúdos que perpassaram o encaminhamento do jogo. O RPG também contribuiu para refletir sobre a importância do uso da imaginação e criação no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The gaps present in teacher training are mainly composed of difficulties in organizing the curricular structure that tends to offer disciplines that do not dialogue among themselves, with fragmented and diverse contents. This is the result of a historical-philosophical construction of knowledge from the Cartesian view of the world, in which it is fragmented to try to understand the whole and this has been brought into education. This fragmented position of disciplines and contents is being increasingly discussed in the educational context, especially when methodological teaching strategies are mentioned. The present work seeks to analyze the potentialities of using the Role-Playing Game - RPG as a methodological strategy for the mobilization of urban climate content in the initial training of Geography teachers. The teaching strategies allow greater interaction between students, content and experience and have been the subject of numerous research and debates in events in recent decades. Geography has been no different, especially in the teaching of the physical-natural climate component, which is the focus of this research. Studies on methodological strategies for climate education are mostly related to practical activities, experiments and representations of atmospheric and climatic events. The research does not deviate from this parameter, however, a specific methodological strategy is presented: the RPG. Thus, this research seeks to understand whether the use of RPG, as a methodological strategy, contributes to the construction of concepts about the urban climate and enables the development and expansion of foundations from the pedagogical knowledge of content in the initial training of Geography teachers. Therefore, in this study, it is necessary to understand how the urban climate content can be mobilized from the use of RPG as a methodological strategy, which theoretical-methodological and conceptual bases permeate the research, the discussions about climate phenomena in urban areas and the didactic-pedagogical route to forward the RPG proposal with the students. The research was carried out focusing on the initial training of Geography teachers. In November 2019, an activity entitled "RPG as a methodological strategy for teaching urban climate" was held at the Federal University of Goiás. The activity was directed to students who completed the course of Geography - Licenciatura frequent in the subject of Methodologies for Teaching Geography II. The condition for delineating the participants was in function of the necessity that the subjects of the research were at the end of graduation and had concluded the disciplines of Climatology and Urban Geography. The choice of the subject of Geography II Teaching Methodologies was based on the discussion of methodologies for building knowledge about the physical-natural components such as soil, relief, climate, water, vegetation and others. For the game, the research subjects defined the name of their characters and developed their interpretations from problem situations occurring in the urban context, with direct involvement of the climate. The proposal to play RPG focusing on the mobilization of a specific content was carried out with the research subjects and allowed them to contribute to the conceptual construction and theoretical-methodological basis on the content of urban climate and the themes and content that went through the game. The RPG also contributed to reflect on the importance of using imagination and creation in the teaching and learning process.
Palavras-chave: RPG
Formação inicial de professores
Clima urbano
Agentes de produção do espaço urbano
RPG
Initial formation of geography teachers
Urban climate
Space-producing agent urban
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA)
Citação: SOUZA, L. A. O RPG como estratégia metodológica para a mobilização do conteúdo de clima urbano na formação inicial de professores de Geografia. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11259
Data de defesa: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (IESA)

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