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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma questão de interpretação: a influência do nível de escolaridade do cidadão para a compreensão do conteúdo do telejornal
Título(s) alternativo(s): A matter of interpretation; the influenve of educational attaintment of citizens for understanding content news bulletins
Autor: Coimbra, Mayara Calácio de Sousa
Primeiro orientador: Tuzzo, Simone Antoniaci
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9376233659808755
Primeiro membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Segundo membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa
Terceiro membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: A pesquisa a seguir busca compreender até que ponto o nível de escolaridade pode interferir no processo de recepção do conteúdo do telejornal. O estudo analisa o nível de escolaridade como categoria influenciadora do processo de interpretação e negociação de sentido. Discute-se, ainda, a construção do jornalismo dentro dos padrões estruturais televisivos, e como os significados resultantes da interpretação dos conteúdos podem contribuir para o desenvolvimento do sentimento de pertença e da cidadania. Trazendo um viés interdisciplinar à pesquisa, o campo da educação aparece como categoria metodológica e como estudo sobre o processo escolar de ensino-aprendizagem e aprendizagem social. Durante a análise dos dados de entrevistas coletadas e de uma análise de conteúdo do telejornal da Rede Globo, Jornal Nacional, ambos processos práticos da pesquisa de recepção, os campos da aprendizagem social (inerente à vida humana), de experiências, consciência e cultura tiveram grande destaque na construção de sentindo, resultados esperados por meio da evolução cognoscitiva alcançável com a vida escolar. A interpretação dos conteúdos jornalísticos também se aliou ao processo de construção de cidadania, uma vez que cidadania está diretamente relacionada à construção de sentimento de pertença e ao envolvimento social.
Abstract: This research aims to understand the extent to which the education level may interfere in the interpretation of the content of a newscast. As a reception research, the study analyzes the level of education as an influential category of the meaning negotiation process. Furthermore, we discuss the role of TV news in the light of the concept of citizenship and how the construction of meanings arising from the interpretation can contribute to developing a sense of belonging. Bringing an interdisciplinary research perspective, the education field appears not only as a methodological category, but as a study of the school teaching-learning process and social learning. The methodological tools permeate the literature and practical areas. During the analysis of data collected from interviews and a content analysis of news program from Rede Globo,Jornal Nacional, the field of social learning (inherent in human life), experience, consciousness, and culture stood out more in the receptive process more than the cognitive evolution achievable with school life, and that interpreting the news content is to ally with the process of building citizenship, since citizenship is directly related to the construction of sense of belonging that can be manifested only through social involvement.
Palavras-chave: Telejornalismo
Recepção
Interpretação
Aprendizagem
Cidadania
Newscast
Reception
Interpretation
Learning
Citizenship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: COIMBRA, Mayara Calácio de Sousa. Uma questão de interpretação: a influência do nível de escolaridade do cidadão para a compreensão do conteúdo do telejornal. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11330
Data de defesa: 18-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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