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Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões acerca do encadeamento linguístico-discursivo dos professores que atuam no CAS/Goiânia: uma experiência educativa com os falantes da língua brasileira de sinais
Título(s) alternativo(s): Reflections on the linguistic-discursive chain of teachers who work at CAS / Goiânia: an educational experience with speakers of the Brazilian sign language
Autor: Santana, Lígia de Souza Araújo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6519757435644754
Primeiro orientador: Freire, Silvana Matias
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7161275903576726
Primeiro coorientador: Freire, Silvana Matias
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/7161275903576726
Primeiro membro da banca: Freire, Silvana Matias
Segundo membro da banca: Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho
Terceiro membro da banca: Burgarelli, Cristovão Giovani
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade analisar as marcas significantes recorrentes no discurso dos professores que atuam no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento à Pessoa com Surdez - CAS/Goiânia, quando convocados a falar sobre os seus alunos. Os significantes engendrados nos discursos têm sustentado o movimento de ensino-aprendizagem junto aos estudantes com surdez nesse centro de ensino especializado e nos permitem elucubrar sobre a prática educativa com esses estudantes na Educação Básica. Para tal empreitada, fundamentamo-nos em conceitos teóricos provenientes da psicanálise, sobretudo, aqueles elaborados por Freud e Lacan e discutidos por seus comentadores. O percurso teórico-metodológico realizado nesta pesquisa é uma tentativa de situar como o conceito de representação foi extraído da filosofia clássica, passou por um deslocamento realizado por Freud e reformulado por Lacan. O estudo traz ainda uma reflexão acerca das noções de língua, linguagem e língua materna, tanto na perspectiva psicanalítica, quanto na perspectiva adotada pelos professores participantes. Discutimos, em seguida, as implicações decorrentes de tais concepções na práxis docente. Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado aos docentes e o produto educacional desenvolvido foi um e-book de caráter formativo, intitulado De professor para professor: reflexões sobre a prática educativa com os falantes da Língua Brasileira de Sinais, que, além de relatar o movimento de construção desta pesquisa, apresenta uma elaboração teórica a partir da noção psicanalítica de língua e de linguagem e compartilha o discurso dos professores que atuam no CAS/Goiânia a respeito de sua experiência educativa com os falantes da Língua Brasileira de Sinais. Por se tratar de um discurso que incide nos fazeres pedagógicos, o objetivo principal é contribuir com a formação continuada de todos os professores da Educação Básica, em especial, daqueles que atuam junto aos estudantes com surdez.
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the recurring signifier marks in the speech of teachers who work at the Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento à Pessoa com Surdez – CAS/Goiânia, when asked to talk about their students. The signifiers engendered in these speeches have supported the teaching-learning movement of students with deafness in this specialized teaching center and allow us to wonder about the educational practice with these students in Basic Education. For this endeavor, we are based on theoretical concepts derived from psychoanalysis, especially those elaborated by Freud and Lacan and discussed by their commentators. The theoretical-methodological path carried out in this research is an attempt to ask how the concept of representation was extracted from classical philosophy, went through a displacement carried out by Freud and was reformulated by Lacan. This study also reflects on the notions of language and mother tongue, both in the psychoanalytic perspective and in the perspective adopted by the participating teachers. We then discuss the implications of such conceptions in teaching praxis. The data were obtained through a questionnaire applied to teachers and the educational product developed was a formative e-book, entitled “De professor para professor: reflexões sobre a prática educativa com os falantes da Língua Brasileira de Sinais” which, in addition to reporting the construction path of this research, presents a theoretical elaboration based on the psychoanalytic notion of language and shares the discourse of the teachers who work at CAS/Goiânia regarding their educational experience with speakers of the Brazilian sign language. As it is a discourse that affects pedagogical activities, the main objective is to contribute to the continuing education of all Basic Education teachers, especially those who work with students with deafness.
Palavras-chave: Representação/significante
Surdez
Sujeito
Outro
Representation / signifier
Deafness
Subject
Other
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: SANTANA, Lígia . S. A. Reflexões acerca do encadeamento linguístico-discursivo dos professores que atuam no CAS/Goiânia: Uma experiência educativa com os falantes da língua brasileira de sinais. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11377
Data de defesa: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

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