Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11416
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estágio supervisionado em Educação Física e o/a professor/a supervisor/a na relação formativa entre universidade e escola
Título(s) alternativo(s): Supervised internship in Physical Education and the supervising teacher in the formative relationship between university and school
Autor: Silva, Lana Kayne Pereira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6337098686913816
Primeiro orientador: Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0836491961983667
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Segundo membro da banca: Pimentel, Fernanda Cruvinel
Terceiro membro da banca: Barra, Valdeniza Maria Lopes da
Quarto membro da banca: Silva, Alcir Horácio da
Resumo: Essa pesquisa exploratória tem como problema central: qual a participação, as percepções, os limites, os desafios e as possibilidades relacionados ao professor/a supervisor/a (PS) – aquele que recebe o estágio na escola – na relação formativa entre universidade e escola? Para isto, tivemos como objetivo geral: compreender e analisar a participação do PS no processo de formação inicial em EF no campo de estágio. Com isto, tivemos como objetivos específicos: Localizar o estágio, identificando como o professor supervisor participa e se insere na relação formativa entre universidade e escola; Realizar uma pesquisa documental sobre a atuação do professor supervisor no contexto do no estágio nas leis, pareceres e resoluções da formação de professores no Brasil e estágio supervisionado obrigatório (1969 a 2019), da UFG e FEFD/UFG (desde sua criação em 1989) e SME e Escolas de Goiânia-GO (todos que encontramos); Identificar e analisar a compreensão dos sujeitos pesquisados sobre a atuação do professor supervisor da escola básica; Apresentar contribuições, orientações e sugestões para a participação e atuação dos/as professores da escola no estágio através da elaboração do produto educacional em formato de vídeo intitulado “Estágio supervisionado e o/a professor/a supervisor/a da escola básica”, postado na plataforma do youtube. Para isto, realizamos questionários com perguntas abertas e fechadas com os diferentes sujeitos da pesquisa (professor da escola, professor da universidade e gestores), pesquisa documental e análise de conteúdo, cruzando as respostas dos três públicos pesquisados para obter categorias de análise. Como resultados identificamos que o/a professor/a da escola que recebe o estágio e também a escola-campo, necessitam sair da condição de concedente para atuar diretamente na formação dos estagiários, bem como, verificou-se nesse processo que é preciso atuação ativa, conscientização, valorização e reconhecimento do trabalho com a supervisão.
Abstract: This exploratory research has as its central problem: what is the participation, perceptions, limits, challenges and possibilities related to the teacher supervisor (PS) - the one who receives the internship at school - in the formative relationship between university and school? For this, we had as a general objective: to understand and analyze the participation of the PS in the process of initial training in PE in the internship field. With this, we had as specific objectives: Locate the internship, identifying how the supervising professor participates and inserts in the formative relationship between university and school; Conduct a documentary research on the role of the supervising teacher in the context of the internship in laws, opinions and resolutions of teacher training in Brazil and mandatory supervised internship (1969 to 2019), from UFG and FEFD/UFG (since its creation in 1989) and SME and Schools of Goiânia-GO (all we found); Identify and analyze the understanding of the researched subjects about the role of the supervising teacher of the basic school; Present contributions, guidelines and suggestions for the participation and performance of the school teachers in the internship through the elaboration of the educational product in video format entitled "Supervised internship and the teacher supervisor of the basic school", posted on youtube platform. For this, we conducted questionnaires with open and closed questions with the different research subjects (school teacher, university professor and managers), documentary research and content analysis, crossing the responses of the three audiences surveyed to obtain analysis categories. As results we identified that the teacher of the school that receives the internship and also the school-field, need to leave the condition of grantor to act directly in the training of the interns, as well, it was verified in this process that it is necessary to act actively , awareness, appreciation and recognition of supervisory work.
Palavras-chave: Professor/a supervisor/a
Estágio supervisionado
Parceria entre universidade e escola
Educação Física
Trabalho
Teacher supervisor
Supervised internship
Partnership between university and school
Physical Education
Job
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: SILVA, L. K. P. Estágio supervisionado em Educação Física e o/a professor/a supervisor/a na relação formativa entre universidade e escola. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11416
Data de defesa: 9-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lana Kayne Pereira Silva - 2021.pdf2,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons