Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11462
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Clareza, brevidade e objetividade”: ideologias linguísticas e regimes metadiscursivos em manuais de trabalho acadêmico
Título(s) alternativo(s): “Clarity, brevity and objectivity”: linguistic ideologies and metadiscursive regimes in academic work manuals
Autor: Rodrigues, Jéssica Alves
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3712924393274345
Primeiro orientador: Nascimento, André Marques do
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5790337585238988
Primeiro membro da banca: Nascimento, André Marques do
Segundo membro da banca: Pinto, Joana Plaza
Terceiro membro da banca: Lima, Sostenes Cezar de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e problematizar como os discursos metapragmáticos dos manuais de escrita/trabalho acadêmico contemporâneos enquadram, regimentam e estipulam os padrões de produção e escrita acadêmica, situando-os dentro do sistema mundo moderno/colonial no que diz respeito especificamente às ideologias linguísticas e de produção de conhecimento. Assim, o corpus de análise constitui-se de quatro manuais de escrita/trabalho acadêmico: Como escrever e ilustrar um artigo científico (2017) de Björn Gustavii; Produção textual na universidade (2010) de Désirée Motta Roth e Graciela Rabuske Hendges; Fundamentos de Metodologia Científica (2015) de José Carlos Köche; Metodologia do Trabalho Científico (2016) de Antônio Joaquim Severino, que foram (re)interpretados por meio de uma análise documental, buscando vincular os regimes metadiscursivos dos manuais contemporâneos aos processos e ideologias por meio dos quais foram construídos, principalmente, à constituição do sistema mundo moderno/colonial e à racionalidade eurocentrada. Para tanto, esta pesquisa realizou uma articulação entre os aportes teóricos dos estudos sobre Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 2006; LILLIS; SCOTT, 2007), em especial, no que se refere às convenções/normas de escrita acadêmica como construções sócio-históricas, junto com as teorias sobre Regime Metadiscursivo (BAUMAN; BRIGGS, 2003; MAKONI; PENNYCOOK, 2007), Metapragmática (SILVERSTEIN, 1993, 2006), Ideologias Linguísticas (SILVERSTEIN, 1979; IRVINE; GAL, 2000; KROSKRITY, 2004) e as teorias dos Estudos da modernidade/colonialidade (CASTRO-GOMÉZ, 2007; MIGNOLO, 2010; QUIJANO, 2007a, 2007b). Além disso, optamos por analisar esses manuais a partir de duas categorias mais amplas. A primeira categoria é a relação entre conhecimento, ciência, pesquisa e escrita acadêmica, a fim de mostrar como os regimes metadiscursivos desses manuais contemporâneos definem conhecimento e pesquisa, e como essas conceptualizações são constituídas a partir de uma racionalidade eurocentrada que associamos à Modernidade. Já a segunda categoria de análise busca problematizar as normas e convenções de escrita acadêmica e como são constituídas historicamente e reproduzidas socialmente através desses manuais contemporâneos. Nesse sentido, aborda de forma mais específica a maneira pela qual as metapragmáticas explícitas/implícitas acionadas nesses manuais constituem esses regimes metadiscursivos ao acionarem ideologias linguísticas e ideologias moderno/coloniais mais amplas.
Abstract: This research aims to identify and problematize how the metapragmatic discourses of contemporary academic writing/work manuals frame, regulate and stipulate academic production and writing standards, placing them within the modern/colonial world system with regard specifically to language ideologies and knowledge production. Thus, the corpus of analysis of this research consists of four manuals of academic writing/work, which are: Como escrever e ilustrar um artigo científico (2017) de Björn Gustavii; Produção textual na universidade (2010) de Désirée Motta Roth e Graciela Rabuske Hendges; Fundamentos de Metodologia Científica (2015) de José Carlos Köche; Metodologia do Trabalho Científico (2016) de Antônio Joaquim Severino, that were (re) interpreted through a documentary analysis seeking to link the metadiscursive regimes of contemporary manuals to the processes and ideologies through which they were constructed, mainly, to the constitution of the modern /colonial world system and to eurocentric rationality. For this purpose, this research carried out an articulation between the theoretical contributions of studies on Academic Literacy (LEA; STREET, 2006; LILLIS; SCOTT, 2007), especially with regard to academic writing conventions/norms as socio-historical constructions, together with theories about Metadiscursive Regime (BAUMAN; BRIGGS, 2003; MAKONI; PENNYCOOK, 2007), Metapragmatics (SILVERSTEIN, 1993, 2006), Linguistic Ideologies (SILVERSTEIN, 1979; IRVINE; GAL, 2000; KROSKRITY, 2004) and theories of Studies of modernity/coloniality (CASTRO-GOMÉZ, 2007; MIGNOLO, 2010; QUIJANO, 2007a, 2007b). In addition, we have chosen to review these manuals from two broad categories. The first category is the relationship between knowledge, science, research and academic writing, in order to show how the metadiscursive regimes of these contemporary manuals define knowledge and research, and how these conceptualizations are constituted from a eurocentric rationality that we associate with Modernity. The second category of analysis, on the other hand, aims to problematize the norms and conventions of academic writing and how they are historically constituted and socially reproduced through these contemporary manuals. In this sense, it addresses in a more specific way the way in which the explicit / implicit metapragmatics triggered in these manuals constitute these metadiscursive regimes when triggering linguistic ideologies and broader modern /colonial ideologies
Palavras-chave: Regime metadiscursivo
Metapragmática
Ideologias linguísticas
Modernidade/colonialidade
Manuais de escrita/trabalho acadêmico
Metadiscursive regime
Linguistic ideologies
Metapragmatics
Modernity/coloniality
Academic writing/work manuals
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: RODRIGUES. J. A. “Clareza, brevidade e objetividade”: ideologias linguísticas e regimes metadiscursivos em manuais de trabalho acadêmico. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11462
Data de defesa: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jéssica Alves Rodrigues - 2021.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons