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Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de interação ecológica e a formação de professores de Biologia: do domínio conceitual às transformações sociais
Título(s) alternativo(s): The concept of ecological interaction and the formation of Biology teachers: from the conceptual domain to social transformations
Autor: Silva, Viviane dos Anjos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2063099238512006
Primeiro orientador: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0326214720994265
Primeiro membro da banca: Prestes, Maria Elice de Brzezinske
Segundo membro da banca: Figueiredo, Adda Daniela Lima
Terceiro membro da banca: Deus, Rones Paranhos de
Quarto membro da banca: Guimarães, Simone Sendin Moreira
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo discutir os processos de formação de professores a luz da abordagem histórica da elaboração do conceito de interação ecológica e discutir como o desenvolvimento do pensamento conceitual sobre esse tema pode contribuir com a formação inicial de professores de Biologia. O domínio conceitual deveria ser inerente aos processos formativos, uma vez que, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, é necessária a relação entre o conhecimento historicamente produzido e as relações sociais, culturais e políticas dos sujeitos em formação. Para atender o objetivo desta pesquisa e estabelecer as relações pretendidas utilizou-se de pesquisa teórico-bibliográfica. Com o intuito de relatar e discutir os processos de construção do conhecimento biológico, mais especificamente do conceito de interação, foi realizado o percurso histórico do conceito. A partir disso foram desenvolvidas discussão sobre como a apropriação do desenvolvimento conceitual, pode propiciar aos professores em formação, instrumentos para tomada de decisões sobre os instrumentos didáticos. O conceito de interação ecológica se constituiu como tal em meados do século XIX, contudo, as noções referentes às relações dos organismos vivos entre si e com o meio físico-químico já haviam sido consideradas desde a Grécia Antiga. A percepção da elaboração de um conceito a partir das relações históricas e lógicas que o constitui permite aos professores em formação identificar os processos de contradição, reformulação, permanências, rupturas e complexificação do conhecimento científico. Além disso, propicia os instrumentos necessários à reflexão sobre a prática social dos professores. Compreender o processo de elaboração do conhecimento científico, considerando os aspectos externos e internos relacionados a ele, serve como meio de reelaboração do próprio conhecimento na e para formação de professores. Finalmente, com as discussões teóricas desenvolvidas na pesquisa consideramos caras para a formação de professores, abordagens que considerem a História da Ciência em todo o processo formativo. Porém, não se trata de incluir mais uma disciplina na estrutura curricular, mas de propiciar aos sujeitos uma formação que contribua efetivamente para a apropriação da ciência que ensinará, se trata de delimitar mais e melhor o campo de atuação docente. E para isso se fazem necessárias reflexões sobre os propósitos dos cursos de formação de professores.
Abstract: This research aims to present the processes of teacher training in the light of the historical approach to the elaboration of the concept of ecological interaction and discuss how the development of conceptual thinking on this topic can contribute to the initial training of Biology teachers. The conceptual domain should be inherent to the formative processes, since, from the perspective of Historical-Critical Pedagogy, the relationship between the historically produced knowledge and the social, cultural and political relations of the subjects in formation is necessary. To understand the objective of this research and establish the intended relationships, theoretical-bibliographic research was used. In order to unveil the processes of construction of biological knowledge, more specifically the concept of interaction, the historical path of the concept was carried out. Based on that, a discussion was developed on how the appropriation of conceptual development can provide teachers in training with tools for making decisions about teaching instruments. The concept of ecological interaction was constituted as such in the middle of the 19th century, however, the notions regarding the relationships of living organisms with each other and with the physical-chemical environment had already been considered since Ancient Greece. The perception of the elaboration of a concept based on the historical and logical relations that constitute it allows teachers in training to identify the processes of contradiction, reformulation, permanences, ruptures and complexification of scientific knowledge. In addition, it provides the necessary instruments for reflection on the social practice of teachers. Understanding the process of elaborating scientific knowledge, considering the external and internal aspects related to it, serves as a means of re-elaborating the knowledge itself in and for teacher training. Finally, with the theoretical discussions developed in the research, we consider it expensive to train teachers, approaches that consider the History of Science in the entire training process. However, it is not a question of including one more subject in the curricular structure, but of providing subjects with training that effectively contributes to the appropriation of the science they will teach, it is about delimiting more and better the teaching field. And for that, it is necessary to reflect on the purposes of teacher training courses.
Palavras-chave: Interação ecológica
História da Ciência
Formação de professores
Ecological interaction
History of Science
Teacher training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: SILVA, V. A. O conceito de interação ecológica e a formação de professores de Biologia: do domínio conceitual às transformações sociais. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11467
Data de defesa: 25-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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