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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mẽ ixpapxà mẽ ixàhpumunh mẽ ixujahkrexà: território, saberes e ancestralidade nos processos de educação escolar Panhĩ
Título(s) alternativo(s): Territorio, conocimiento y ancestralidad en los procesos de educación escolar Panhĩ
Autor: Apinajé, Júlio Kamêr Ribeiro
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2604406730272542
Primeiro orientador: Herbetta, Alexandre Ferraz
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8579440598142385
Primeiro membro da banca: Herbetta, Alexandre Ferraz
Segundo membro da banca: Baniwa, Gersem Luciano
Terceiro membro da banca: Pechincha, Monica Soares
Resumo: Esta dissertação apresenta processos educacionais de luta e resistência pelo território. Mostro como a escola Apinajé pode buscar ter como base a cosmologia indígena. Somente com espaço territorial preservado os panhĩ podem desenvolver suas práticas sociais e políticas de organização social e formação da pessoa Apinajé. O conhecimento e a pesquisa a sobre a ancestralidade é o único caminho a desenvolver e fortalecer o aspecto de ser Apinajé. No decorrer desta dissertação me dedico também a falar com mais ênfase sobre a educação escolar Panhĩ e suas contribuições benéficas e maléficas a nosso povo. A ciência Panhĩ é essencial na política de formação do ser social Panhĩ e, também, nas políticas públicas de educação escolar.
Abstract: Esta disertación presenta procesos educativos de lucha y resistencia para el territorio. Muestro cómo la escuela Apinajé puede buscar basarse en la cosmología indígena. Solo con un espacio territorial preservado puede Panhĩ desarrollar sus prácticas sociales y políticas de organización social y formación de Apinajé. El conocimiento y la investigación sobre la ascendencia es la única forma de desarrollar y fortalecer el aspecto de ser Apinajé. En el curso de esta disertación, también me dedico a hablar con más énfasis en la educación escolar de Panhĩ y sus contribuciones beneficiosas y perjudiciales para nuestra gente. La ciencia de Panhĩ es esencial en las políticas de formación del ser social de Panhĩ y también en las políticas públicas de educación escolar.
Palavras-chave: Educação escolar Panhĩ
Concepção do Território Panhĩ
Cosmologia Panhĩ
Saberes tradicionais Panhĩ
Educación escolar Panh
Concepción del Territorio Panhĩ
Cosmología Panhĩ
Saberes tradicionales
Panhĩ school education
Panhĩ territory conception
Panhĩ cosmology
Panhĩ Traditional knowledge
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (FCS)
Citação: APINAJÉ, J. K. R. Mẽ ixpapxà mẽ ixàhpumunh mẽ ixujahkrexà: território, saberes e ancestralidade nos processos de educação escolar Panhĩ. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11500
Data de defesa: 21-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia Social (FCS)

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