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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de egressos do curso de licenciatura em Letras: Libras da UFG sobre o estágio supervisionado vivenciado na escola de educação básica
Título(s) alternativo(s): Perceptions of graduates of the Licentiate Degree course in Letters: Libras from UFG about the supervised internship experienced in the basic education school
Autor: Pereira, Leila dos Reis
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7126931919983848
Primeiro orientador: Faria, Juliana Guimarães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9194095774109586
Primeiro membro da banca: Faria, Juliana Guimarães
Segundo membro da banca: Mata, Alba Cristhiane Santana da
Terceiro membro da banca: Chaveiro, Neuma
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado, fazendo um recorte nas percepções de egressos(as) do curso de Letras: Libras da Faculdade de Letras (FL), da Universidade Federal de Goiás (UFG), que são professores(as) de língua brasileira de sinais (Libras), com foco nas contribuições da escola de educação básica no processo formativo. Trata-se de uma temática que vem ganhando destaque no meio acadêmico, em razão da reconhecida importância da relação teoria e prática na formação de professores(as). O objetivo do estudo é identificar e analisar as percepções de egressos(as) sobre a contribuição das escolas públicas de educação básica na sua formação profissional, durante o período de vivências e experiências adquiridas no estágio supervisionado. O aporte teórico tem como base os autores Tardif (2017), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (2000), Pimenta e Lima (2012, 2018), Santana (2010), Candau e Oliveira (2010) e Nóvoa (1992). A pesquisa é do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. Participam da pesquisa egressos(as), que estudaram entre os anos de 2013 a 2020 e, atualmente, se encontram atuando como educadores(as) na rede básica de ensino. A investigação foca, especificamente, na percepção dos(as) participantes sobre as vivências e experiências ocorridas durante o período de estágio de docência nas escolascampo de ensino básico. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. A análise e discussão dos resultados sugerem uma necessária renovação no formato colaborativo de estágio, em que as instituições de ensino superior e básico assumam, de fato, a coresponsabilização na formação dos futuros profissionais da Educação. Espera-se que a pesquisa contribua com a reestruturação da proposta de formação de professores de Libras, aproximando a relação entre universidade e escolas-campo de estágio, dinamizando todo o processo educacional e promovendo ganhos mútuos entre as três partes incluídas no processo: instituição de ensino superior, escola de educação básica e licenciandos(as).
Abstract: The object of study of this research is the Supervised Internship, based on the perception of Brazilian Sign Language teachers (Libras), graduates of the Letters course: Libras, Faculty of Letters (FL), Federal University of Goiás (UFG), focusing on the contributions of the basic education school in the formative process. This topic has been gaining prominence in the academic world, due to the recognizing importance of the relationship between theory and practice in teacher education. This study aimed to identify and analyze the perceptions of graduates about the contribution of public schools of basic education in their professional training, during the period of experiences acquired in the supervised internship. The theoretical contribution is based on the authors Tardif (2017), Tardif and Lessard (2014), Pimenta (2020), Pimenta and Lima (2012, 2018), Santana (2010), Candau and Oliveira (2010) and Nóvoa (1992). The research is exploratory, with a qualitative approach. The participants in this research are students who attended between 2013 and 2020, and, currently, they are acting as teachers in the basic education schools. The focus of the investigation is, specifically, on the analysis of experiences during the teaching internship period in basic education schools. Data collection involves semi-structured interviews. The analysis and discussion of the results suggest a necessary renewal in the collaborative training format, in which higher and basic education institutions assume, in fact, co-responsibility in the training of future professionals in Education. It is expected that the research will contribute to the restructuring of the proposal for training teachers in Libras, bringing the relationship between university and internship schools closer together, streamlining the entire educational process and promoting mutual gains between the three parties included in the process: higher education institution, basic education school and licentiate(s).
Palavras-chave: Letras: Libras
Licenciatura
Estágio
Escola-campo
Formação de professores
Letters: Libras
Graduation
Trainee
Internship-school
Teacher training
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: PEREIRA, L. R. Percepções de egressos do curso de licenciatura em Letras: Libras da UFG sobre o estágio supervisionado vivenciado na escola de educação básica. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11624
Data de defesa: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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