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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da língua inglesa na educação básica: refrações de professoras de uma escola pública de Taquaral de Goiás
Título(s) alternativo(s): The teaching of english in basic education: refractions of teachers from a public school in Taquaral de Goiás
Autor: Souza, Christianno Almeida de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5761686872126933
Primeiro orientador: Figueredo, Carla Janaina
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5160910440128423
Primeiro membro da banca: Figueredo, Carla Janaina
Segundo membro da banca: Lopes, Cristiane Rosa
Terceiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: Este estudo observou os discursos das professoras de inglês da escola pública de Taquaral de Goiás com o objetivo de compreender as refrações das docentes que influenciam o ensino-aprendizagem da língua inglesa nesse contexto. As perguntas de pesquisa buscam identificar quais são as refrações das professoras participantes reveladas em suas práticas discursivas acerca de sua aprendizagem do inglês enquanto alunas da educação básica e ensino superior e de sua prática docente dessa língua; além de entender que elementos dessas práticas discursivas estão relacionados com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira-inglês nesse contexto. Sob o ponto de vista teórico, este estudo está fundamentado na concepção de língua(gem) e dos conceitos do signo ideológico, enunciado concreto, dialogismo, sujeito dialógico e refrações segundo a teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2011 e 2014; BRAIT, 2005; FARACO, 2009 e 2013; SOBRAL, 2009, GERALDI, 2010, STELLA, 2017 e etc.). Além disso, este estudo faz um apanhado histórico do ensino de LE-inglês (CAMARGO, 2017), a formação acadêmica do professor de inglês (OLIVEIRA, 2011), a escola pública e a relação com a língua inglesa (SCHMITZ, 2011) e os documentos oficias que regulamentam e orientam o ensino da LE-inglês (ZACCHI, 2003; OLIVEIRA e LAGO, 2020). Quanto à metodologia, a abordagem qualitativa de cunho interpretativista foi escolhida juntamente com o estudo de caso. Os instrumentos para geração de dados foram o questionário e a autobiografia. As participantes da pesquisa foram sete professoras de Língua Inglesa que em algum momento atuaram ou atuam no colégio estadual de Taquaral de Goiás desde a década de 90. Os dados coletados revelaram que as participantes tiveram aulas na educação básica com grande foco em atividades de gramática e tradução, o curso de Letras: Inglês, segundo o ponto de vista das participantes, não as preparou para o mercado de trabalho, foi preciso participar de aulas particulares de língua inglesa em cursos particulares de idiomas. Contudo, mesmo relatando todas as dificuldades, as participantes destacam o desejo de diversificar as aulas, promover a motivação de seus alunos e mudar a forma como a disciplina é vista pela sociedade.
Abstract: This study observed the speeches of English teachers at the public school in Taquaral de Goiás, with the aim of understanding the teachers’ refractions that influence English language teaching and learning in this context. The research questions seek to identify what are the refractions of the participating teachers revealed in their discursive practices about their learning of English as students of basic education and higher education and their teaching practice in this language. Besides to understand which elements of these discursive practices are related to the teaching-learning of foreign language-English in this context?. From a theoretical point of view, this study is based on the concept of language and the concepts of ideological sign, concrete utterance, dialogism, dialogic subject and refractions according to bakhtinian theory (BAKHTIN, 2011 and 2014; BRAIT, 2005; FARACO, 2009 and 2013; SOBRAL, 2009, GERALDI, 2010, STELLA, 2017 and etc.). In addition, this study provides a historical overview of the teaching of LE-English (CAMARGO, 2017), the academic training of the English teacher (OLIVEIRA, 2011), the public school and the relationship with the English language (SCHMITZ, 2011) and the official documents that regulate and guide the teaching of LE-English (ZACCHI, 2003; OLIVEIRA and LAGO, 2020). As for the methodology, the qualitative approach of an interpretive nature was chosen along with the case study method. The instruments for data generation were the questionnaire and the autobiography. The participants of research were seven English language teachers who at some point worked or work at the Colégio Estadual Princeza Izabel in Taquaral de Goiás since the 1990s. The data collected revealed that the participants had classes in basic education with a strong focus on grammar and translation activities, the English course, according to the participants' point of view, did not prepare them for the job market, they had to participate in private English language classes in private language courses. However, even reporting all the difficulties, they always propose to diversify their classes, focusing on the motivation of their students and change the way how the subject is viewed by society.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Escola pública
Dialogismo
Refrações
Teaching-learning
English language
Public school
Dialogism
Refraction
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SOUZA, C. A. O ensino da língua inglesa na educação básica: refrações de professoras de uma escola pública de Taquaral de Goiás. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11650
Data de defesa: 10-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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