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Tipo do documento: Tese
Título: A lógica da desintegração na Dialética Negativa e na Teoria Estética de Theodor W. Adorno
Título(s) alternativo(s): The logic os disintegration in Theodor W. Adorno’s Negative Dialectics and Aesthetic Theory
Autor: Morais, Denis Souza de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8939522736061258
Primeiro orientador: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9002864045147738
Primeiro coorientador: Resende, Anita Cristina Azevedo
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/9367144408359249
Primeiro membro da banca: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Segundo membro da banca: Chaves, Juliana de Castro
Terceiro membro da banca: Souza, André Barcelos Carlos de
Quarto membro da banca: Soares, Renata Leite
Resumo: Trata-se de demonstrar a tese de que a experiência intelectual de Theodor W. Adorno é marcada: (1) pelo uso ininterrupto da lógica da desintegração do conceito em sua forma objetificada e reificada; (2) pela exposição do movimento das categorias através de seu desenvolvimento histórico como produto do trabalho social; (3) pela exposição central da categoria de sujeito em suas determinações múltiplas inscritas no devir histórico, demolindo a ilusão de uma subjetividade apriorística, original, absoluta e imutável; (4) pelo fornecimento, a partir da teoria estética, de um modelo de utilização possível e próprio das categorias da razão que se liberte da coerção do procedimentos da lógica da identidade, produzindo sínteses provisórias e não violentas e; (5) pela compreensão da arte moderna, com sua tendência à desintegração dos materiais e das formas, como modelo por excelência da relação sujeito-objeto próprio de uma racionalidade que supera a mera razão instrumental. A exposição, desta que foi uma pesquisa teórica de procedimento exclusivamente bibliográfico, procura mostrar como o sujeito ilumina e modifica seu próprio conceito de acordo com a constelação empregada em cada modelo. Assim, afirma-se que o sujeito se dá a conhecer de maneiras distintas quando a dialética negativa mostra o que estava oculto sob o véu da identidade do conceito. O recorte feito abrange o ápice do desenvolvimento de Adorno, suas obras de maturidade: a Dialética Negativa e a Teoria Estética. Da primeira obra extraem-se os modelos dialéticos que desintegram os conceitos tradicionais da ontologia, liberdade, história natural e metafísica. Da segunda extrai-se o modelo estético de Adorno que desintegra e reconfigura as categorias tradicionais da teoria da arte. A exposição procura mostrar a interpenetração dos diferentes modelos.
Abstract: The thesis demonstrate that Theodor W. Adorno's intellectual experience is marked: (1) by the uninterrupted use of the logic of the disintegration of the concept in its objectified and reified form; (2) by exposing the movement of categories through its historical development as a product of social work; (3) by the central exposure of the subject category in its multiple determinations inscribed in the historical becoming, demolishing the illusion of an a priori, original, absolute and immutable subjectivity; (4) by providing, based on aesthetic theory, a model of possible and proper use of the categories of reason that frees itself from the coercion of the identification procedures, producing provisional and non-violent syntheses and; (5) for the understanding of modern art, with its tendency to disintegrate materials and forms, as a model par excellence of the subject-object relationship proper to a rationality that surpasses mere instrumental reason. The presentation, which was an exclusively bibliographic research, seeks to show how the category of subject is illuminated and modified according to the conceptual constellation used in each model. Thus, it is stated that the category of subject is possible to understand in different ways when the negative dialectic shows what was hidden under the veil of identity. The cut made covers the apex of the development of this author, his works of maturity: Negative Dialectics and Aesthetic Theory. The first work draws on the dialectical models that disintegrate the traditional concepts of ontology, freedom, natural history and metaphysics. From the second, the aesthetic model of Adorno is extracted, which disintegrates and reconfigures the traditional categories of art theory. The presentation seeks to show the interpenetration of the different models.
Palavras-chave: Sujeito
Ontologia
Liberdade
Metafísica
Estética
Subject
Ontology
Freedom
Metaphysics
Aesthetic
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: MORAIS, D. S. A lógica da desintegração na Dialética Negativa e na Teoria Estética de Theodor W. Adorno. 2021. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11692
Data de defesa: 20-Set-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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