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Tipo do documento: Dissertação
Título: A episteme moderna, o emergir e a crise da Psicologia científica
Título(s) alternativo(s): The modern episteme, the emergence and crisis of scientific Psychology
Autor: Macedo, Jhonatan Dhimmy Fraga
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4033452341443842
Primeiro orientador: Oliveira Neto, Pedro Adalberto Gomes de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3628359671726124
Primeiro membro da banca: Santos, Altair José dos
Segundo membro da banca: Martins Filho, José Reinaldo Felipe
Terceiro membro da banca: Oliveira Neto, Pedro Adalberto Gomes de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral, investigar como o ambiente epistemológico da Modernidade, que contribui para o aparecimento da Psicologia científica. Mais especificamente, investiga-se aqui a revolução filosófica kantiana e proposta dialética histórica hegeliana e descrever de que forma esses dois vieses impactam, de modo geral, a episteme do século XIX que possibilita a emergência da Psicologia enquanto ciência. No primeiro capítulo será apresentado o processo de como a mudança no conhecimento na Modernidade contribuiu para uma nova concepção de subjetividade. No segundo capítulo será exposto o viés lógico-formal kantiano e suas implicações para a consolidação da ciência clássica e como isso abre as portas para a emergência de uma Psicologia científica no século XIX. Argumenta-se neste capítulo que o viés lógico formal kantiano é condicionante do pensar contemporâneo em geral, e na Psicologia de modo específico, e que ele é um paradigma importante que fundamenta as epistemologias ulteriores, principalmente em relação à Psicologia. No último capítulo será exposto o viés onto-lógico elaborado por Hegel e suas implicações à Psicologia. Parte-se da crítica de Hegel ao pensamento da Modernidade em geral, e de Kant, especificamente. Nesse sentido, será proposto que as Ciências Humanas, e mais especificamente a Psicologia, devem se preocupar com o ser do homem, e não exclusivamente com o seu modo de ser ou de conhecer – tal como a Psicologia influenciada pelo kantismo fez.
Abstract: This work aims to investigate how the modern epistemological framework contributes to the emergence of Scientific Psychology. Specifically, it will inquire about the kantian philosophical revolution and the hegelian historical and dialectical theoretical proposals, and describe how these two biases impact, in general, the XIX’s century episteme, which enables the emergence of Psychology as a science. In the first chapter it will be presented the process of how the change in the conception of knowledge in the Modern age contributed to a new conception of subjectivity. In the second chapter it will be exposed the logic-formal kantian bias and its implications to the consolidation of classical science and how this opens the doors to the emergence of a Scientific Psychology at the XIX century. It will be argued that the kantian bia conditions general contemporary thinking, and Psychology specifically, and that it’s an important paradigm which grounds later epistemologies, specially in Psychology. In the last chapter it will be presented the onto-logic bias, developed by Hegel, and its implications to Psychology. Going from Hegel’s criticism on Modern thought, and Kant specifically, will be proposed that Humanities, and most specifically Psychology, show worry as men’s being, and not only it’s way of being or way of knowing - as the kantian influenced Psychology did.
Palavras-chave: Psicologia
Epistemologia
Ontologia
Kant
Hegel
Psychology
Epistemology
Ontology
Kant
Hegel
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: MACEDO, J. D. F. A episteme moderna, o emergir e a crise da Psicologia científica. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11707
Data de defesa: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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