Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11719
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a imagem e o silêncio: representação e recepção em paisagem após a batalha (1970) de Andrzej Wajda
Título(s) alternativo(s): Between image and silence: representation and reception in landscape after battle (1970) from Andrzej Wajda
Autor: Gois, Rafael Leopoldino França
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9656856671091504
Primeiro orientador: Nazareno, Elias
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1486334927436240
Primeiro coorientador: Capel, Heloisa Selma Fernandes
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/0202627724737454
Primeiro membro da banca: Nazareno, Elias
Segundo membro da banca: Capel, Heloisa Selma Fernandes
Terceiro membro da banca: Oliveira, Eliézer Cardoso de
Resumo: Essa pesquisa busca discutir o cinema de Andrzej Wajda sobre a perspectiva da Representação e da Recepção. Pensando em como o diretor se orientou pela produção de filmes históricos, e consequentemente como provocou o passado diante das problematizações do seu tempo. Para isso pensaremos as relações que possibilitaram a produção desse cinema, utilizando como base documental a bibliografia sobre o cinema Polonês produzida pelo Estado sob o regime da República Popular da Polônia, bem como entrevistas com o realizador polonês, e em especial o filme Paisagem Após a Batalha (1970) e sua conturbada recepção mediante a denúncia do antissemitismo polonês. Discutir o cinema de Wajda é também discutir as narrativas históricas na Polônia durante o pós-guerra, e qual o impacto dessas narrativas tanto na memória cultural polonesa quanto diante do Estado Polonês. Através dessas análises poderemos contribuir para o debate da historiografia Polonesa ou mesmo da historiografia do cinema Polonês, ainda pouco explorada fora do leste europeu.
Abstract: This research seeks to discuss Andrzej Wajda's cinema from the perspective of Representation and Reception. Thinking about how the director was guided by the production of historical films, and consequently how he provoked the past in the face of the problematizations of his time. For this, we will think about the relationships that enabled the production of this cinema, using as a documentary basis the bibliography on Polish cinema produced by the State under the regime of the People's Republic of Poland, as well as interviews with the Polish director, and in particular the film Landscape After Batalha (1970) and its troubled reception by denouncing of Polish anti-Semitism. To discuss Wajda's cinema is also to discuss the historical narratives in Poland during the post-war period, and the impact of these narratives both on Polish cultural memory and on the Polish State. Through these analyses, we will be able to contribute to the debate on Polish historiography or even on the historiography of Polish cinema, which is still little explored outside Eastern Europe.
Palavras-chave: História
Cinema
Polônia
Antissemitismo
Wajda
History
Poland
Anti-semitism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: GOIS, R. L. F. Entre a imagem e o silêncio: representação e recepção em paisagem após a batalha (1970) de Andrzej Wajda. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11719
Data de defesa: 5-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rafael Leopoldino França Gois - 2021.pdf3,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons