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Tipo do documento: Dissertação
Título: O menestrel maldito no caminho da censura: a trajetória política de Juca Chaves entre a sátira musical e o show solo de humor (1960 - 1979)
Título(s) alternativo(s): The damned minstrel in the way of censorship: Juca Chaves' political trajectory between musical satire and the humor solo show (1960-1979)
Autor: Gonçalves, Matheus Alves Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7495848482992603
Primeiro orientador: Langaro, Jiani Fernando
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9918372985460845
Primeiro membro da banca: Langaro, Jiani Fernando
Segundo membro da banca: Vieira, Thaís Leão
Terceiro membro da banca: Brites, Olga
Resumo: Este trabalho busca analisar parte da vida pública e da produção cômica de Juca Chaves, artista brasileiro que desenvolveu relações conflituosas com a Censura Federal nas décadas de 1960 e 1970. O nosso objetivo é entender as razões que levaram a prática artística do compositor carioca a ser reprimida e boicotada. Primeiro, em período de descentralização da Censura - quando esta tinha força reduzida; depois, na fase em que o órgão passou por reorganizações centralizadoras que intensificaram a sua atuação. A temática atravessa os processos hegemônicos da complexa democracia do início dos anos 1960 e os tensionamentos políticos na Ditadura Militar do Brasil. A obra artística foi materializada em duas linguagens cômicas: a sátira musical e o show solo de humor. A sátira de Juca Chaves contribuiu para o fomento de um gênero de espetáculo humorístico e individual pelo qual transitaram muitos humoristas brasileiros da época. Através da análise de jornais, autobiografias e, sobretudo, materiais fonográficos, defendemos que Chaves sofreu restrições estatais e mercadológicas devido às críticas socioculturais e políticas operadas em seus trabalhos e ao comportamento insubordinado, especialmente nos meios de comunicação, notável durante sua carreira.
Abstract: This dissertation seeks to analyze part of the public life and comical production of Juca Chaves, a Brazilian artist who maintained a conflicting relationship with the Federal Censorship in the 1960s and 1970s. Our purpose is to understand the reasons that led to the repression and boycott of his artistic practice. First, in a period when the Censorship was decentralized and had a reduced power; then, at the moment when the Agency underwent reorganizations that centralized and intensified its operation. This thematic permeates the hegemonic processes of the complex democracy in the early 1960s and the political tension during the Military Dictatorship in Brazil. Juca Chaves' artistic work took shape in two comical languages: musical satire and the humor solo show. His satire contributed to the promotion of a genre of humorous and individual spectacle through which many Brazilian comedians of the time passed. Through the exam of newspapers, autobiographies and, above all, phonographic materials, we hold that Chaves underwent state and market restrictions due to both the sociocultural and political criticism worked out in his oeuvre, and his insubordinate behavior, mainly in the media, notable during his career.
Palavras-chave: Censura
Juca Chaves
Sátira musical
Show solo
Sátira política
Censorship
Juca Chaves
Musical satire
Solo show
Political satire
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: GONÇALVES, M. A. S. O menestrel maldito no caminho da censura: a trajetória política de Juca Chaves entre a sátira musical e o show solo de humor (1960 - 1979). 2020. 223 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11736
Data de defesa: 21-Dez-2020
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