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Tipo do documento: Dissertação
Título: O avesso e o rasgo do bordado: o abjeto como resistência na literatura de autoria feminina
Título(s) alternativo(s): The backside and the tearing of the embroidery: the abject as resistance in literature off emale authorship
Autor: Teixeira, Rosana Ferrari Pandim Lisboa
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7329897686745513
Primeiro orientador: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5233347099900059
Primeiro membro da banca: Ambra, Pedro Eduardo Silva
Segundo membro da banca: Silva, Alexander Meireles
Terceiro membro da banca: Santos, Lívia Gomes dos
Quarto membro da banca: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Resumo: Este estudo busca oferecer uma leitura das obras góticas Frankenstein (1831/2003), de Mary Shelley, e O morro dos ventos uivantes (1847/2021), de Emily Brontë, a partir da temática do abjeto, conceito psicanalítico desenvolvido por Kristeva (1982), e suas conexões com as construções freudianas de Unhemliche, mal-estar civilizatório e a relação da psicanálise com a arte. Para isso, seguindo preceitos que orientam a relação entre literatura e psicanálise em prol de uma leitura que crie pontes teóricas e simbólicas e sustente os limites dos dois campos, utilizamos as formulações ricœurianas de mimesis I, II e III. Nesse sentido, o fio condutor de análise é a potência e agência do abjeto, que cria uma tensão constante entre as margens e o centro. Essa característica disruptiva indica para a construção de um entre-lugar fronteiriço que torna possível a criação de um espaço de existência e resistência. Encontramos reverberações dessa subversão do discurso a partir do signo da marginalidade no trabalho de mulheres escritoras de horror dos séculos XVIII e XIX, que apontam para maneiras de subversão da lógica fálica a partir de narrativas de resistência.
Abstract: This study seeks to offer a reading of two gothic novels: Mary Shelley’s Frankenstein (1831/2003) and Emily Brontë’s Wuthering Heights (1847/2021), from the idea of the abject, a psychoanalytical concept developed by Julia Kristeva (1982), and its connections to Freudian formulations. To do so, this work aims to follow precepts that guide the relationship between literature and psychoanalysis in order to provide a reading which is able to create theoretical and symbolical bridges between them and that sustains the limits of both fields, by utilizing Ricœur’s concepts of mimesis I, II and III. In that sense, the thread that connects our analysis is the power and agency of the abject, able to create constant tension between the margins and the center. This disruptive feature points to the construction of a borderline in-between that enables the creation of a space of existence and resistance. Reverberations of this subversion of the discourse through the sign of marginality were found in the works of horror female authors from the 18th and 19th centuries, which indicate ways of subverting the phallic logic through narratives of resistance.
Palavras-chave: Abjeto
Discurso de resistência
Psicanálise e literatura
Autoria feminina
Gótico
Discourses of resistance
Psychoanalysis and literature
Female authorship
Gothic
Abject
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: TEIXEIRA, R. F. P. L. O avesso e o rasgo do bordado: o abjeto como resistência na literatura de autoria feminina. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11827
Data de defesa: 7-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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