Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11859
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nas entrelinhas do espaço escolar: o devir da prática educativa
Título(s) alternativo(s): The possibility of an educational space between the lines of an educational space
Autor: Cabral, Larissa Evelyn Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8099871359584073
Primeiro orientador: Dias, Luciana de Oliveira
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9317426815646934
Primeiro membro da banca: Dias, Luciana de Oliveira
Segundo membro da banca: Hirano, Luis Felipe Kojima
Terceiro membro da banca: Gontijo, Pedro Ergnaldo
Resumo: Compreendendo os desafios da Educação em ambientes escolares, essa pesquisa desenvolve um olhar para táticas criativas e de resistência na ação docente, capazes de ressignificar práticas do cotidiano escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio da etnografia e do diálogo com docentes do Centro de Pesquisa Aplicada a Educação – CEPAE-UFG, que por meio de um jogo de perguntas por fichas se dispuseram a partilhar suas experiências escolares, memórias e narrativas de uma docência atuante. Para alcançar o objetivo de estudar o cotidiano escolar desde a ação docente foi traçado um diálogo entre a escola e o devir educativo, espaço liso e estriado embasado em Gilles Deleuze e Felix Guattari, assim como um estudo sobre o cotidiano em Michel de Certeau e práticas pedagógicas, docência engajada em Paulo Freire e bell hooks. Em composição, a pesquisa aborda outras táticas, inovações e práticas de aprendizado, permitindo reflexões sobre a possibilidade de um espaço educativo nas entrelinhas de um espaço escolar, este que é descrito por meio de um fazer etnográfico.
Abstract: Understanding the challenges of Education in school environments, this research develops a look at creative and resistance techniques in teaching action capable of reframing everyday school practices. Through ethnography and dialogue with professors at the Center for Research Applied to Education - CEPAE-UFG who through a set of questions by cards were willing to share their school experiences, memories and narratives of an active teacher. To achieve this goal, a dialogue was drawn between the school and educational teaching, a smooth and striated space, based on Gilles Deleuze and Félix Guattari, as weel as a study of Michel de Certeau's everyday life and pedagogical practices, in Paulo Freire and bell hooks ́engaged teaching. In composition, the research addresses other tactics, innovations and learning practices, allowing reflections on the possibility of an educational space between the lines of an educational space.
Palavras-chave: Educação escolar
Docência
Tática criativa
Etnografia
Devir
School education
Teatching
Creative tactics
Becoming
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (FCS)
Citação: CABRAL, L. E. S. Nas entrelinhas do espaço escolar: o devir da prática educativa. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11859
Data de defesa: 19-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia Social (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Larissa Evelyn Silva Cabral - 2020.pdf2,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons