Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11896
Tipo do documento: Dissertação
Título: A paisagem nas aulas de geografia: práticas de ensino e o olhar de jovens escolares do ensino médio de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Landscape in geography classes: teaching practices and the view of young high school students in Goiânia
Autor: Felício, Willian Franco
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9624668635807912
Primeiro orientador: Cavalcanti, Lana de Souza
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8827112569170294
Primeiro membro da banca: Cavalcanti, Lana de Souza
Segundo membro da banca: Pires, Mateus Marchesan
Terceiro membro da banca: Richter, Denis
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma discussão de âmbito teórico no que se refere à paisagem na ciência geográfica, a fim de compreendê-la como importante categoria analítica no campo das pesquisas sobre o ensino de geografia, além de ser, uma ferramenta relevante na promoção de uma prática docente que promova um ensino mais relevante aos jovens escolares. A partir de referenciais teóricos como Santos (1997), Maximiliano (2004), Bertrand (2004), Brito e Ferreira (2011), Moreira (2015) e Gomes (2017) sobre a paisagem, buscamos apresentar uma contextualização sobre as definições desta categoria no construto didático da Geografia escolar com base nos trabalhos de Callai (2005), Castellar 2013, 2017), Cavalcanti (2004,2008,2017,2019), Freire (2018), Pinheiro (2015), Pires (2020) e Puntel (2020). Além da pesquisa bibliográfica foram realizadas observações de aulas e três propostas de intervenção, por meio de aulas síncronas no modelo remoto devido ao contexto pandêmico, com os alunos da 1ª série do ensino médio buscando trabalhar o ensino de Geografia a partir da paisagem tendo como foco a paisagem urbana da cidade de Goiânia. Compreendemos a importância da paisagem no processo da prática docente para o ensino de Geografia, pois entendemos que ela possibilita a ampliação do olhar dos estudantes e permite aproximar os alunos do objeto estudado, buscando desenvolver nesses estudantes a capacidade de compreensão das diferentes paisagens, seus elementos, sua história, suas práticas sociais, culturais e suas dinâmicas naturais com o objetivo de favorecer a formação de cidadã desses jovens escolares.
Abstract: The present work aims to present a theoretical discussion regarding the landscape in geographic science, in order to understand it as an important analytical category in the field of research on the teaching of geography, in addition to being a relevant tool in the promotion of a teaching practice that promotes more relevant teaching to young students. Based on theoretical references such as Santos (1997), Maximiliano (2004), Bertrand (2004), Brito and Ferreira (2011), Moreira (2015) and Gomes (2017) about landscape, we seek to present a contextualization of the definitions of this category in the didactic construct of school geography based on the works of Callai (2005), Castellar 2013, 2017), Cavalcanti (2004,2008,2017,2019), Freire (2018), Pinheiro (2015), Pires (2020) and Puntel (2020). In addition to the bibliographical research, classroom observations and three intervention proposals were carried out, through synchronous classes in the remote model due to the pandemic context, with 1st grade high school students seeking to work the teaching of Geography from the landscape with a focus the urban landscape of the city of Goiânia. We understand the importance of landscape in the process of teaching practice for the teaching of geography, as we understand that it enables the expansion of students' perspective and allows students to approach the studied object, seeking to develop in these students the ability to understand different landscapes, their elements , its history, its social and cultural practices and its natural dynamics in order to favor the formation of citizens of these young students.
Palavras-chave: Paisagem
Práticas docentes
Ensino de geografia
Geografia escolar
Landscape
Teaching practices
Teaching geography
School geography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA)
Citação: FELÍCIO, W. F. A paisagem nas aulas de geografia: práticas de ensino e o olhar de jovens escolares do ensino médio de Goiânia. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11896
Data de defesa: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (IESA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Willian Franco Felício - 2021.pdf2,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons