Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11907
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adoção e conspiração no principado romano: as performances políticas de Galba e Otão em 69 d.C.
Título(s) alternativo(s): Adopption and conspiracy in roman principate: Galba’s and Otho’s performances in 69 d.C.
Autor: Costa, Bruno Henrique Souza
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0932231496154759
Primeiro orientador: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7049736226460820
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Segundo membro da banca: Campos, Rafael da Costa
Terceiro membro da banca: Arantes Júnior, Edson
Resumo: Grande parte da pouca historiografia brasileira acerca da Guerra Civil de 69 d.C., o Ano dos Quatro Imperadores, compreende este período como um momento conturbado, com atores políticos de pouca relevância e um momento da história romana que vive às sombras das dinastias Júlio-Claudi-ana e Antonina. Portanto, neste trabalho, nós rompemos com essa tradição e buscamos ressaltar a riqueza que a ascensão de Sérvio Sulpício Galba e Marco Sálvio Otão ao Império, traçando suas vidas e analisando os enunciados que suas performances nos revelam durante seus governos. Busca-mos compreender este período como uma continuidade da reconfiguração do sistema político repu-blicano, iniciado no fim do II séc. a.C. sendo a evidência mais forte disso o levante iniciado na Gália que terminou com a morte do Imperador Nero e a ascensão de um general, Galba, ao Império e posteriormente como Otão promove uma Conspiração para usurpar o poder imperial atribuído a Galba. Evidenciamos como as performances destes dois Imperadores necessitam de fachadas e per-formances militares para que fossem legitimados no poder. Dito isso, dissertamos num primeiro momento sobre as Guerras Civis de Caio Mário e Cornélio Sula, Pompeu Magno e Júlio César, e Marco Antônio e Otávio César e a constante formatação do generalato dos fins da República e seu papel na cena política de 69 d.C. No segundo momento abordamos o fim do governo de Nero, a Bellum Neronis e como a atuação de Júlio Vindex contribuiu para a ascensão de Sérvio Sulpício Galba e para a morte do último Júlio-Claudiano. Após isso dissertamos sobre a vida e as performan-ces de Galba e o curioso episódio da adoção de Pisão Licínio Crasso, o César por cinco dias, sua morte na Conspiração de Marco Sálvio Otão, que termina com a morte de seu pai adotivo Galba. Num terceiro momento, discorremos acerca da vida e da performance de Otão e de seu honroso suicídio para após sua derrota para Vitélio na Primeira Batalha do Bedríaco e seus efeitos.
Abstract: Much of the few Brazilian historiography about the Civil War of 69 d.C., the Year of the Four Emperors, understands this period as a troubled moment, with political actors of little relevance and a moment in Roman history that lives in the shadows of the Julius-Claudian and Antoninian Much of the few Brazilian historiography about the Civil War of 69 d.C., the Year of the Four Emperors, understands this period as a troubled moment, with political actors of little relevance and a moment in Roman history that lives in the shadows of the Julius-Claudian and Antoninian
Palavras-chave: Poder
Teatro
Guerra civil
Principado
Cenário político
Power
Theatre
Civil war
Principate
Political scenario
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: COSTA, B. H. S. Adoção e conspiração no principado romano: as performances políticas de Galba e Otão em 69 d.C.. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11907
Data de defesa: 20-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bruno Henrique Souza Costa - 2021.pdf1,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons