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Tipo do documento: Tese
Título: A gestão da educação pública em disputa em Goiás: uma análise discursiva da cobertura midiática do acontecimento das OS’s (2015 – 2017)
Título(s) alternativo(s): The management of public education in dispute in Goiás: a discursive analysis of the media coverage of the SO’s event
Autor: Souza, Fábio Márcio Gaio de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2139944607051643
Primeiro orientador: Sousa, Kátia Menezes de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1920351654350013
Primeiro membro da banca: Sousa, Kátia Menezes de
Segundo membro da banca: Ferreira, Luzmara Curcino
Terceiro membro da banca: Carvalho, Pedro Henrique Varoni de
Quarto membro da banca: Stafuzza, Grenissa Bonvino
Quinto membro da banca: Rezende, Tânia Ferreira
Resumo: Esta tese de doutorado em Letras e Linguística objetivou analisar os enunciados da mídia jornalística acerca da gestão de escolas estaduais de ensino fundamental e médio em Goiás por Organizações Sociais (OSs). Para tal, consideramos o processo enquanto acontecimento e perguntamos o que possibilitou, na mídia jornalística, a emergência desses enunciados que buscaram transferir a gestão das instituições escolares dos professores para as OSs. Nosso corpus de análise foi constituído por matérias jornalísticas de veículos de comunicação de repercussão nacional e regional e nesse recorte, identificamos momentos considerados importantes para compreendermos a tentativa de implantação do modelo. Verificamos nas estratégias discursivas, tentativa não apenas de explicação, mas de convencimento da população, o que se deu por meio da sedução e do oferecimento de solução que pusesse fim ao desempenho insuficiente dos estudantes. Para tanto bastava para aqueles que propuseram o modelo, apenas que as escolas fossem geridas por diretores-empresários. Com base nos pressupostos teóricos de Michel Foucault, base para nossa reflexão, em diálogo com teorias da comunicação e do jornalismo, questionamos o que foi dito sobre a alardeada solução e pudemos constatar a existência de determinas regras que facultaram a emergência da relação entre incerteza e insegurança proporcionadas pelo atual modelo e as supostas certeza e segurança oferecidas por gestão supostamente profissional. Essa articulação, a partir da racionalidade econômica e de mercado neoliberais, foi considerada uma das principais estratégias e motivo alegado para que se implantar o novo modelo. Para nós, os enunciados produzidos pelo governo e reproduzidos pela mídia estiveram, salvo poucas exceções, em relação de coadunação quanto às expectativas governamentais em relação ao sucesso do projeto e, não apenas isso, consistiram em sucessivas tentativas de desconstrução e de silenciamento dos contrários. Tentativas de escapar a essa tecnologia de governo representada pelas OSs, tanto na mídia quando na vida, embora estreitas e restritas, representaram a recusa firme dessas tecnologias e a possibilidade de novas formas de governo de si e dos outros.
Abstract: This doctoral thesis in Letters and Linguistics aimed to analyze the statements of the journalistic media about the management of state elementary and high schools in Goiás by Social Organizations (OSs). To this end, we consider the process as an event and ask what made possible, in the journalistic media, the emergence of these statements that tried to transfer the management of school institutions from teachers to SOs. For those institutions that were proposing, was enough only the schools were managed by Principals-Managers. Based on Michel Foucault's theoretical foundations and solutions, a basis for reflection, in dialogue with the theory of communication and journalism, we questioned about the vaunted and we were able to verify the existence of rules that allowed the emergence of the relationship between uncertainty and security ensured by the current model and the supposed certainty and security by supposedly professional management. This articulation, based on an economic rationality and neoliberal market, was considered one of the main strategies and alleged reason for implementing the new model. To us, the governmental utterances reproduced by midia, with few exceptions, were in successive coadunation with the government expectations, related to the project’s success, had consisted of the deconstruction attempt and silencing of the opposites. Attempts to escape this technology of government represented by SOs, both in the media and in life, although narrow and restricted, represented the firm refusal of these technologies and the possibility of new forms of government of oneself and others. This articulation, based on neoliberal economic and market rationality, was considered one of the main strategies and alleged reason for implementing the new model. For us, the statements produced by the government and reproduced by the media were, with few exceptions, in line with government expectations regarding the success of the project and, not only that, they consisted of successive attempts at deconstruction and silencing the opposites. Attempts to escape this technology of government represented by SOs, both in the media and in life, although narrow and restricted, represented the firm refusal of these technologies and the possibility of new forms of government of oneself and others.
Palavras-chave: Discurso
Michel Foucault
Mídia
Escola
Organizações
Michel Foucault
Media
School
Social organizations
Sociais speech
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SOUZA, F. M. G. A gestão da educação pública em disputa em Goiás: uma análise discursiva da cobertura midiática do acontecimento das OS’s (2015 – 2017). 2022. 248 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11993
Data de defesa: 7-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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