Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12018
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mulher no campo e a aposentadoria rural: um encontro com as trabalhadoras rurais de Novo Brasil - GO
Título(s) alternativo(s): La mujer en el campo y un jubilado rural: un encuentro con trabajadoras rulares de Novo Brasil -GO
Autor: Jesus, Priscila Barbosa de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5674384865032227
Primeiro orientador: Almeida, Maria Geralda de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4465452999284335
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Geralda de
Segundo membro da banca: Moreira, Jorgeanny de Fátima Rodrigues
Terceiro membro da banca: Rigonato, Valney Dias
Resumo: O presente trabalho aborda a aposentadoria rural para trabalhadoras rurais de Novo Brasil-GO. Tendo em vista as questões de gênero e o trabalho invisível presentes no campo, pretende-se compreender a relevância da aposentadoria rural para a melhoria na qualidade de vida das aposentadas rurais. A metodologia é de cunho qualitativo e passa por etapas que envolvem a pesquisa teórica, o levantamento de dados secundários, aplicação de entrevista narrativa, trabalho de campo e observação sistemática. O desenho foi utilizado como técnica metodológica para ilustrar observações e situações apresentadas pelas protagonistas da pesquisa. É importante ressaltar a importância da abordagem de gênero como categoria de análise do Espaço geográfico. Como parte dos resultados destaca-se que, o trabalho invisível não só impacta no momento de reivindicação da aposentadoria como também na construção da identidade das mulheres rurais enquanto trabalhadoras. A aposentadoria rural contribui positivamente não só para a qualidade de vida das mulheres, como também para a economia do município. Contudo, é de extrema importância o reconhecimento e a valorização do trabalho da mulher.
Abstract: El presente trabajo aborda la jubilación rural de las trabajadoras rurales de Novo Brasil-GO. Teniendo en cuenta las cuestiones de género y el trabajo invisible presente en el campo, se pretende comprender la relevancia del retiro rural para mejorar la calidad de vida de los jubilados rurales. La metodología es de carácter cualitativo y pasa por etapas que involucran investigación teórica, recolección de datos secundarios, aplicación de entrevistas narrativas, trabajo de campo y observación sistemática. Se utilizó el dibujo como técnica metodológica para ilustrar las observaciones y situaciones presentadas por los protagonistas de la investigación. Es importante resaltar la importancia del enfoque de género como categoría de análisis del Espacio Geográfico. Como parte de los resultados se destaca que el trabajo invisible no solo impacta en el momento de reclamar la jubilación sino también en la construcción de la identidad de la mujer rural como trabajadora. La jubilación rural contribuye positivamente no solo a la calidad de vida de las mujeres, sino también a la economía del municipio. Sin embargo, el reconocimiento y valoración del trabajo de las mujeres es sumamente importante.
Palavras-chave: Gênero
Mulheres rurais
Trabalho invisível
Género
Mujeres rurales
Trabajo invisible
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA)
Citação: JESUS, Priscila Barbosa. A mulher no campo e a aposentadoria rural: um encontro com as trabalhadoras rurais de Novo Brasil - GO. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12018
Data de defesa: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (IESA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Priscila Barbosa de Jesus - 2021.pdf6,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons