Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12021
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura literária de clássicos, dinamizada a partir de dois ambientes: a biblioteca e a sala de aula
Título(s) alternativo(s): The literary reading of classics, dynamized from two environments: the library and the classroom
Autor: Silva, Karla Rodrigues da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3603282263022025
Primeiro orientador: Vieira, Ilma Socorro Gonçalves
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7504401268469781
Primeiro membro da banca: Vieira, Ilma Socorro Gonçalves
Segundo membro da banca: Faria, Vivianne Fleury de
Terceiro membro da banca: Aurora Neta, Maria
Resumo: Dissertação desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os anos de 2019 e 2021. O principal objetivo desta pesquisa foi incentivar a leitura de clássicos da literatura com os alunos do 5º ano, por meio de atividades envolvendo alunos e profissionais atuantes na biblioteca e na sala de aula. A fundamentação teórica são estudos de: Bloom (2001), Calvino (1993), Campello (2002), Candido (2004), Colomer (2017), Faguet (2011), Freire (1989), Machado (2002), Zilberman (2003), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, desenvolvida no Cepae-UFG. Devido ao contexto pandêmico da Covid-19, a pesquisa de campo foi realizada através de ensino remoto, a partir da leitura de narrativas de Machado de Assis e de discussões mediadas, que puderam ser estendidas a mais estudantes, em razão do uso de plataformas digitais. Os resultados indicam que é possível realizar ações de incentivo à leitura literária, objetivando a formação do leitor, e que elas podem se tornar ainda mais produtivas, quando há parceria entre bibliotecários e professores. O Produto Educacional é um “Biblio-carro-literário”, uma proposta de biblioteca ambulante, na perspectiva de favorecer atividades de promoção e a valorização da leitura literária.
Abstract: Dissertation developed during the Professional Masters in Teaching in Basic Education of the Postgraduate Program Stricto Sensu of the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE) of the Federal University of Goiás (UFG), between 2019 and 2021. The main. The objective of this research was to identify possibilities to encourage reading classics in literature, through activities involving students from the 5th year of Elementary School and professionals working in the library and in the classroom. The theoretical foundations are studies by: Bloom (2001), Calvino (1993), Campello (2002), Candido (2004), Colomer (2017), Faguet (2011), Freire (1989), Machado (2002), Zilberman (2003), between others. This is a quantitative and qualitative research, developed at Cepae-UFG. Due to the pandemic context of Covid-19, the field research was carried out through remote teaching, based on the reading of narratives by Machado de Assis and mediated discussions, which could be extended to more students, due to the use of digital platforms. The results indicate that it is possible to carry out actions to encourage literary reading, aiming at educating the reader, and that they can become even more productive when there is a partnership between librarians and teachers. The Educational Product is a “Literary Biblio-car”, a proposal for a traveling library, with a view to favoring activities to promote and value literary reading.
Palavras-chave: Leitura literária
Formação do leitor
Biblioteca escolar
Mediação de leitura
Literary reading
Reader training
School library
Reading mediation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: SILVA, K. R. A leitura literária de clássicos, dinamizada a partir de dois ambientes: a biblioteca e a sala de aula. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12021
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Karla Rodrigues da Silva - 2022.pdf10,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons