Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12061
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias literárias: a relevância da formação literária do professor para a mediação da literatura na educação básica
Título(s) alternativo(s): Literary memories: the relevance of the teacher´s literary education for mediating literature in basic education
Autor: Carrijo, Ranyelle Rosa
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2599974249779511
Primeiro orientador: Faria , Vivianne Fleury de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4718717363031731
Primeiro membro da banca: Faria, Vivianne Fleury de
Segundo membro da banca: Vieira , Ilma Socorro Gonçalves
Terceiro membro da banca: Canedo, Rogério Max
Resumo: Esta pesquisa nasceu de uma inquietação pessoal, quando percebemos, pela nossa experiência como docente e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Aparecida de Goiânia, que muitos pedagogos e professores de Língua Portuguesa não têm como um de seus principais focos de interesse a formação do leitor literário na Educação Básica. Nossa hipótese, baseada em observação, é a de que a falta de uma formação inicial e continuada, que contemple a leitura de textos literários e sua mediação, bem como de políticas públicas adequadas são empecilhos para a atuação desses profissionais no ensino de literatura. Nesse ponto, cabe questionar: como a formação docente continuada pode contribuir para a mediação do texto literário na Educação Básica? O eixo da discussão consiste em investigar a formação literária do professor no Brasil e como ela pode ser determinante no ensino de literatura para, a partir desse diagnóstico, podermos contribuir para uma reflexão acerca do ensino de literatura. Acreditamos que, para ensinar literatura na escola, é essencial que o professor seja, ele mesmo, um leitor contumaz e atue como mediador, levando o aluno a construir os significados latentes no texto literário. Como base teórica, o estudo recorreu a Antonio Candido (1972, 1989, 1995), Regina Zilberman (1985, 2001, 2012), Tzvetan Todorov (2009), Teresa Colomer (2003, 2007), Julio Cortázar (2006), Paulo Freire (1921, 1987), entre outros. Como corpus literário, foram selecionados alguns contos infantis de Clarice Lispector: A Vida Íntima de Laura (2012), O Mistério do Coelho Pensante (2013), A mulher Que Matou os Peixes (2017), Quase de Verdade (2014), Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas (2014). A pesquisa aconteceu em uma escola municipal de Aparecida de Goiânia, com os professores do Ensino Fundamental I. Como ponto de partida, foi realizada uma roda de leitura/conversa com três turmas de faixa etária entre oito e onze anos, a fim de diagnosticar possíveis entraves entre leitor e leitura literária. Posteriormente, realizamos entrevistas com os professores. Os diagnósticos subsidiaram as oficinas de ensino de literatura para professores, baseadas em textos teóricos e literários, tendo por objetivo, de um lado, proporcionar momentos de discussão sobre o ensino de literatura e, de outro, deleitar-se com os contos da autora Clarice Lispector. Tanto as entrevistas quanto as oficinas foram desenvolvidas em ambiente virtual, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19 (doença infecciosa causada pelo novo coronavírus - SARS-CoV-2). A pesquisa conta, ainda, com um produto educacional em mídia audiovisual intitulado “Memórias Literárias”, que está vinculado ao Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, portanto, segue disponibilizado no sítio do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (https://pos.cepae.ufg.br)
Abstract: This research was born from a personal concern, when we realized, from our experience as teachers and pedagogical coordinator of the Municipal Network of Aparecida de Goiânia, that many pedagogues and Portuguese Language teachers do not have as one of their main focuses of interest the formation of literary readers in Basic Education. Our hypothesis, based on observation, is that the lack of initial and continuing education, which includes the reading of literary texts and their mediation, as well as adequate public policies, are obstacles to the performance of these professionals in the teaching of literature. At this point, we should ask: how can continuing education contribute to the mediation of literary texts in Basic Education? The main point of the discussion is to investigate the literary training of teachers in Brazil and how it can be a determining factor in the teaching of literature so that, based on this diagnosis, we can contribute to a reflection about the teaching of literature. We believe that, in order to teach literature in school, it is essential that the teacher be an experienced reader himself and act as a mediator, leading the student to construct the latent meanings in the literary text. As a theoretical basis, the study resorted to Antonio Candido (1972, 1989, 1995), Regina Zilberman (1985, 2001, 2012), TzvetanTodorov (2009), Teresa Colomer (2003, 2007), Julio Cortázar (2006), Paulo Freire (1921, 1987), among others. As literary corpus, some children's short storiesby Clarice Lispector wereselected: A Vida Íntima de Laura (2012), O Mistério do Coelho Pensante (2013), A mulher Que Matou os Peixes (2017), Quase de Verdade(2014), Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas (2014). The research took place in a municipal school in Aparecida de Goiânia, with the teachers of Elementary I. As a starting point, a reading circle/conversation was held with three classes between eight and eleven years old, in order to diagnose possible barriers between readers and literary reading. Subsequently, we interviewed the teachers. The diagnoses subsidized the literature teaching workshops for teachers, based on theoretical and literary texts, aiming, on one hand, to provide moments of discussion about literature teaching and, on the other, to delight in Clarice Lispector's short stories. Both the interviews and the workshops were developed in a virtual environment, as a measure to prevent the dissemination of Covid-19 (an infectious disease caused by the new coronavirus - SARS-CoV-2). The research also includes an educational product in audiovisual media entitled "Literary Memories", which is linked to the StrictoSensu Professional Master's Degree of the Graduate Program in Teaching in Basic Education of the Center for Teaching and Applied Research in Education (CEPAE) of the Federal University of Goiás (UFG) and, therefore, is still available on the website of the Graduate Program in Teaching in Basic Education (https://pos.cepae.ufg.br).
Palavras-chave: Ensino de literatura
Formação docente
Mediação
Formação do leitor literário
Teaching literature
Teacher training
Mediation
Formation of the literary reader
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: CARRIJO, R. R. Memórias literárias: a relevância da formação literária do professor para a mediação da literatura na educação básica. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12061
Data de defesa: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

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