Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12235
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mídia-educação na formação em teatro: o trabalho de corpo do ator
Título(s) alternativo(s): Media education in theater training: actor's body work
Autor: Machado, Gilvana Maria
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9838977622720846
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Salles da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1419249224932990
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Paula Salles da
Segundo membro da banca: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Terceiro membro da banca: Vieira, Karine Ramaldes
Resumo: Esse estudo procurou analisar a interface entre mídia-educação e a formação em teatro no que se refere ao trabalho de corpo do ator. O objetivo geral foi promover e analisar a elaboração colaborativa de uma proposta didática acerca do trabalho de corpo do ator articulado com os princípios da mídia-educação na formação em teatro. Em linhas gerais, a investigação procurou compreender as potencialidades da articulação entre o trabalho de corpo do ator e os saberes da mídia-educação em uma proposta pedagógica para formação em teatro e analisar a experiência da produção colaborativa como uma experiência de autoformação docente. Para isso, buscamos compreender a interface entre teatro, tecnologia e mídia digital, o campo e as proposições da mídiaeducação articulado à escola a partir da reflexão sobre a formação de professores e a construção de metodologias que permitem relacionar os conteúdos escolares com esse conhecimento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi orientada por princípios da pesquisa-ação com o processo de investigação estudado em colaboração entre os pesquisadores, professores e estudantes. A coleta dos dados deu-se por meio de duas entrevistas semiestruturadas, um questionário e um diário de campo. Destaca-se dessa experiência, o produto educacional desenvolvido durante o Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), um e-book com proposições conceituais e didáticas com uma sequência de aulas com conteúdo da preparação corporal no teatro articulado com os princípios da mídia-educação, direcionada aos professores que trabalham com crianças de nove a treze anos. Foi possível identificar potencialidades ao articular os saberes da mídia-educação e o trabalho de corpo do ator com o debate das questões éticas na apropriação das mídias e tecnologias, a criação de novas escritas corporais a partir do encontro das linguagens teatral e midiática e a construção de uma aprendizagem autônoma e colaborativa. O estudo apresentou ainda uma autoformação docente e discente a partir do processo de produção colaborativa ao abrir espaço para revisão da própria prática, da troca de experiências cunhando novas possibilidades pedagógicas. Ao mesmo tempo, esclareceu sobre a importância da participação do estudante nas tomadas de decisões sobre a formação. Por fim, consideramos esse estudo potente para a qualidade do trabalho de corpo do ator no teatro, mostrando um material convidativo a novas discussões sobre a formação em teatro e autoformação docente.
Abstract: This study seeks to analyze the interface between media education and theater training with reference to the actor's bodywork. The general objective was to promote and analyze the collaborative elaboration of a didactic proposal about the actor's bodywork articulated with the principles of media education in theater training. In general lines, the investigation sought to understand the potential of the articulation between the actor's bodywork and the knowledge of media-education in a pedagogical proposal for training in theater and to analyze the experience of collaborative production as an experience of teacher self-training. For this, we seek to understand the interface between theater, technology and digital media, the field and propositions of media education articulated with the school, based on the reflection on training of teachers and the construction of methodologies that allow us to relate school content with this knowledge. The research, with a qualitative approach, is guided by the principles of action research with the research process studied in collaboration between researchers, professors and students. Data collection took place through two semi-structured interviews, a questionnaire and a field diary. From this experience, the educational product developed during the Professional Master's of the Graduate Program in Teaching in Basic Education of the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE) of the Federal University of Goiás (UFG), an e-book with conceptual and didactic propositions through a sequence of classes with content on body preparation in theater articulated with the principles of media education, aimed at teachers that work with children from nine to thirteen years old. It was possible to identify potentialities when articulating the knowledge of media education and the theater training as the debate of ethical issues in the appropriation of media and technologies, the creation of new
Palavras-chave: Mídia-educação
Formação em teatro
Trabalho colaborativo
Autoformação
Media education
Theater training
Collaborative work
Selftraining
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: MACHADO, G. M. Mídia-educação na formação em teatro: o trabalho de corpo do ator. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12235
Data de defesa: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gilvana Maria Machado - 2022.pdf2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons