Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12322
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História
Título(s) alternativo(s): The construction process of the Virtual Museum of Ceilândia-DF as a possibility for the teaching of History
Autor: Oliveira, Vinícius José Duarte de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6712018124411619
Primeiro orientador: Langaro, Jiani Fernando
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9918372985460845
Primeiro membro da banca: Langaro, Jiani Fernando
Segundo membro da banca: Silva, Dalva Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Quarto membro da banca: Nicolini, Cristiano
Resumo: Ensinar História é também ensinar o seu método de pesquisa. Entretanto, na Educação Básica, os fundamentos teóricos e metodológicos acerca da História, juntamente com todas as disputas político-ideológicas em torno do que deve ser lembrado ou esquecido são comumente negligenciados, colaborando para uma postura passiva dos alunos diante de um conhecimento histórico aparentemente estático. Considerando esse cenário, esta pesquisa-ação propôs a construção do Museu Virtual de Ceilândia em conjunto com alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal. Essa construção se deu através do ensino remoto e em etapas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021. Primeiramente, os alunos responderam um formulário sobre a sua relação com a cidade. Em seguida, visitaram remotamente o Memorial JK e a Casa da Memória Viva da Ceilândia. Posteriormente, entrevistaram os seus familiares e coletaram objetos para o acervo do Museu. Por último, organizaram o Museu Virtual de Ceilândia. O objetivo principal desta Dissertação é analisar o processo de construção desse Museu como meio para que os alunos percebessem os fundamentos da pesquisa histórica, as intencionalidades e as disputas em torno das narrativas históricas a partir da própria experiência prática. Considerando as respostas presentes nos questionários, juntamente as manifestações dos alunos durante as aulas, tal objetivo foi atingido. O Museu Virtual de Ceilândia integra a parte propositiva desta Dissertação e está disponível no site: www.museuvirtualdeceilandia.com.br
Abstract: Teaching History is also teaching its research method. However, in Basic Education, the theoretical and methodological foundations about History, along with all the political-ideological disputes around what should be remembered or forgotten, are commonly neglected, contributing to a passive attitude of students towards an apparently static historical knowledge. Considering this scenario, this action-research proposed the construction of the Virtual Museum of Ceilândia along with students of the first year of high school at Centro Educacional 06 in Ceilândia, Distrito Federal. This construction took place through remote teaching and in stages carried out throughout the first semester of 2021. First, the students answered to a form about their relationship with the city. Then, they remotely visited the JK Memorial and the Casa da Memória Viva da Ceilândia. Subsequently, they interviewed their relatives and collected objects for the Museum's collection. Finally, they organized the Virtual Museum of Ceilândia. The main objective of this dissertation is to analyze the process of construction of this Museum as a means for students to understand the foundations of historical research and also the intentions and disputes around historical narratives from their own practical experience. Considering the answers present in the questionnaires, together with the contributions of the students during the classes, this objective was achieved. The Virtual Museum of Ceilândia integrates the propositional part of this Dissertation and is available on the website: www.museuvirtualdeceilandia.com.br.
Palavras-chave: Ensino de História
Pesquisa-ação
Museu Virtual de Ceilândia
Memória
História local
History teaching
Action-research
Virtual Museum of Ceilândia
Memory
Local history
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de História(FH)
Citação: OLIVEIRA, V. J. D. O processo de construção do Museu Virtual de Ceilândia-DF como possibilidade para o ensino de História. 2022. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12322
Data de defesa: 28-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Vinícius José Duarte de Oliveira - 2022.pdf9,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons