Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12351
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adolescer em condições de vulnerabilidade: uma escuta psicanalítica
Título(s) alternativo(s): Adolescent in conditions of vulnerability: a psychoanalytic listening
Autor: Nascimento, Camila Nogueira do
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7302504362074487
Primeiro orientador: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5233347099900059
Primeiro membro da banca: Amparo, Deise Matos do
Segundo membro da banca: Santos, Lívia Gomes dos
Terceiro membro da banca: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Resumo: A presente pesquisa envolveu o estudo sobre adolescentes que portam as marcas da exclusão social. Para tanto, nosso objetivo geral foi investigar o processo de adolescer para sujeitos em situação de vulnerabilidade social a partir da escuta clínica de adolescentes realizada no Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Adolescência [CEPEA] da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás [FE-UFG]. Partimos da premissa que cada sujeito adolescente é um ser único, com identidade própria que interage com situações específicas pessoais, familiares e sociais. Intencionamos explorar os estudos sobre adolescência que se referem aos aspectos psíquicos intrapessoais e à inserção do adolescente na sociedade, tanto na forma em que este ser se relaciona com os outros, quanto em relação à identidade e aos espaços que a sociedade lhe confere. A abordagem dessa pesquisa foi qualitativa e se utilizou dos conceitos da psicanálise para realizar o procedimento de estudo de caso. A escuta proposta pela metodologia deste trabalho não se reduziu a meramente ouvir os relatos, mas articular as associações produzidas pela adolescente atendida com a teoria de forma a tentarmos compreender os processos psicossociais que envolvem a adolescência de sujeitos em vulnerabilidade social. Assim, procuramos construir possibilidades simbólicas, discursivas e redes de dispositivos nas quais o sujeito possa falar, por via da transferência, e possibilitar emergir um sujeito de desejo, amiúde em um turbilhão de palavras e sentimentos, em uma reconexão com as perdas já vividas.
Abstract: The present research involved the study of adolescents who carry the marks of social exclusion. Therefore, our general objective was to investigate the adolescence process of subjects in situations of social vulnerability from clinical listening of teenagers attended at the Study, Research and Extension in Adolescence Center [CEPEA] of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás [ FE-UFG]. We started from the premise that each adolescent subject is a unique being, with its own identity that interacts with specific personal, family and social situations. We intended to explore studies on adolescence that refer to intrapersonal psychic aspects and the insertion of adolescents in society, both in the way they relate to others, and in relation to the identity and spaces that society gives them. The approach of this research was qualitative and used the concepts of psychoanalysis to carry out the case study procedure. The listening proposed by the methodology of this work was not reduced to merely listening to the narratives, but articulating the associations produced by the teenager assisted with the theory in order to try to understand the psychosocial processes that involve the adolescence of subjects in social vulnerability. Thus, we intended to build symbolic and discursive possibilities and networks of devices in which the subject could speak, through transference, and enable the emergence of a subject of desire, often in a whirlwind of words and feelings, in a reconnection with the losses already experienced.
Palavras-chave: Adolescência
Vulnerabilidade
Escuta
Psicanálise
Narrativa
Adolescence
Vulnerability
Listening
Psychoanalysis
Nnarrative
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: NOGUEIRA, Camila. Adolescer em condições de vulnerabilidade: uma escuta psicanalítica. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12351
Data de defesa: 8-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Camila Nogueira do Nascimento - 2022.pdf4,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons