Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12390
Tipo do documento: Dissertação
Título: Guia de possibilidades para o uso da música no ensino de História: a relação interdisciplinar entre música e história a partir das dissertações do Profhistória
Título(s) alternativo(s): Guide to possibilities for the use of music in History teaching: the interdisciplinary relationship between music and history based on Profhistória's dissertations
Autor: Santos, Wesley Herculano dos
Currículo Lattes do Autor: https://lattes.cnpq.br/6928381757284158
Primeiro orientador: Salomon, Marlon Jeison
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0631789010231492
Primeiro membro da banca: Salomon, Marlon Jeison
Segundo membro da banca: Campos, Yussef Daibert Salomão de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Vitor Hugo Abranche de
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão a respeito da utilização da música no ensino de história tendo como ênfase as possibilidades encontradas nas dissertações do ProfHistória. Para este fim, fez se necessário primeiramente trabalhar conceitos relacionados a história e a música, bem como com algumas possibilidades de associação entre as duas áreas com ênfase no uso da música no ensino de história. Tem espaço no texto a apresentação de alguns autores interessados na pesquisa a respeita da história da música no Brasil. A partir daí, verificam-se as possibilidades de interações entre a música e a história no ambiente escolar a partir da exposição de trabalhos com esta temática, principalmente entre as dissertações elaboradas para ProfHistória. Nestes trabalhos, observamos que a música, na maioria das vezes, é utilizada como objeto de estudo, ou mesmo, como fonte para a história. Além disso, esta dissertação apresenta um Guia de possibilidades para o uso da música no ensino de história, com o intuito de contribuir principalmente para professores que não dominam totalmente a linguagem musical. Neste guia, apresentam-se alguns conceitos necessários para o entendimento da ferramenta proposta. Expõem-se as possibilidades de usos da música no ensino de história encontradas nas dissertações pesquisadas e outras propostas relacionadas ao tema.
Abstract: This work presents a discussion about the use of music in the teaching of history, with emphasis on the possibilities found in ProfHistória's dissertations. To this end, it was first necessary to work on concepts related to history and music, as well as with some possibilities of association between the two areas, with an emphasis on the use of music in the teaching of history. Occupies an importance There is space in the text for the presentation of some authors interested in the research on the history of music in Brazil. From there, the possibilities of interactions between music and history in the school environment are verified from the exhibition of works with this theme, especially within the dissertations prepared for ProfHistória. In these works, we observe that music, in most cases, is used as an object of study, or even as a source for history. In addition, the work of this dissertation presents a Guide of possibilities for the use of music in the teaching of history, in order to contribute mainly to teachers who do not fully master the musical language. In this guide, some concepts necessary for understanding the proposed tool are presented. It exposes the possibilities of uses of music in the teaching of history found in the researched dissertations and other proposals related to the theme.
Palavras-chave: Música
História
Ensino de História
History
History teaching
Music
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de História(FH)
Citação: SANTOS, W. H. Guia de possibilidades para o uso da música no ensino de História: a relação interdisciplinar entre música e história a partir das dissertações do Profhistória. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12390
Data de defesa: 24-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Wesley Herculano dos Santos - 2022.pdf1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons