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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3080
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação de professores de ciências biológicas e a educação inclusiva: uma interface da formação inicial e continuada |
Título(s) alternativo(s): | Teacher of biological sciences and inclusive education: an interface of initial and continuing education |
Autor: | Fernandes, Sandra de Freitas Paniago |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/7724891897580919 |
Primeiro orientador: | Rosa, Dalva Eterna Gonçalves |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/2328482856293466 |
Primeiro membro da banca: | Rosa, Dalva Eterna Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Mércia, Rosana Chavier |
Terceiro membro da banca: | Marilda, Shuvartz |
Resumo: | Por meio da presente pesquisa nos propusemos a realizar uma análise dos projetos político-pedagógicos cujo enfoque é a formação de professores em dois cursos de graduação em Ciências Biológicas da cidade de Goiânia - o de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade Federal de Goiás e o da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - e dos programas de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, por meio da Gerência de Ensino Especial, no interstício de 2009 a 2010, com vistas a verificar se, e como, tais instituições têm favorecido a capacitação dos professores de Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, à medida que os prepara para lidar com as diversas necessidades de aprendizagem dos educandos. Optamos por uma abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Foram analisados os documentos oficiais que estabelecem a política de formação de professores e a política de inclusão nas instituições pesquisadas. A sistematização e a análise dos dados foram teoricamente fundamentadas na análise de conteúdo. Da leitura e releitura dos dados emergiram sete eixos temáticos: o que há de comum entre a legislação sobre inclusão e os projetos político-pedagógicos dos cursos de LCB das instituições formadoras; os pressupostos pedagógicos e filosóficos da inclusão adotados nos projetos analisados; a estrutura organizacional dos cursos de formação inicial em LCB; os conteúdos relativos à educação inclusiva estudados nas disciplinas das LCB; o embasamento político que orienta os projetos dos cursos de formação continuada de professores das instituições empregadoras; as propostas pedagógicas dos cursos de formação continuada das instituições empregadoras; os conteúdos relativos à educação inclusiva discutidos na formação continuada dos professores. Constatamos que os cursos de LCB das instituições de ensino superior investigadas não mencionam as políticas públicas que envolvem a formação dos professores na perspectiva inclusiva. Vimos também que os aspectos históricos, políticos, éticos, sociais e pedagógicos relacionados à educação inclusiva, ausentes nos projetos dos cursos das universidades investigadas, estão presentes nos planos bianuais e nos programas das ações de formação continuada das Secretarias. Contudo, não identificamos a presença do professor de Ciências Biológicas em nenhuma dessas ações formativas que visam o preparo do docente para lidar com a aprendizagem na perspectiva da inclusão. |
Abstract: | By this research we proposed to perform an analysis of the political pedagogical project focused on teachers formation in two Biological Sciences undergraduate courses in Goiânia city - the Biological Sciences Licentiateship (BSL) at the Federal University of Goiás and the Pontifical Catholic University of Goiás one - and the continuing education programs offered by Municipal Education Secretary, through the Education Center for Teaching, and by the State Secretary of Education and Culture, through the Special Education Management, from 2009 to 2010, in order to verify if, and how, such institutions were improving the Biological Sciences teacher training for inclusive education, as they prepared him to deal with diverse learning needs. We chose a qualitative approach and a documentary research. Official documents that establish the teacher education policy were analyzed as well as the inclusion policy in such institutions. For systematization and data analysis was used theoretically based content analysis. Seven themes emerged from reading and re-reading of the data: common aspects between legislation on inclusive approach and the political-pedagogical projects of the BSL courses; the educational and philosophical principles of inclusion adopted by projects; the organizational structure of the BSL – initial teacher education; issues related to inclusive education presented in disciplines of the BSL courses; the political fundamentals that guide the projects of continuing education courses for teachers offered by employing institutions; the pedagogical purposes of the continuing education courses offered by employing institutions; issues related to inclusive education discussed in the continuing education for teachers. We found that the BSL courses of the higher education institutions surveyed do not mention public policies concerned with preparing teachers for inclusive education. We also found that the historical, political, ethical, social and pedagogical aspects related to inclusive education are absent in the licentiateship projects surveyed and present in the plans and programs of the biennial continuing education activities of the Secretaries. However, we did not identify the Biological Sciences teachers in any of these education activities focused on their preparation to deal with learning in the inclusive approach. |
Palavras-chave: | Formação de professores Ciências Biológicas Educação inclusiva Aprendizagem Teacher education Biological sciences Inclusive education learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Citação: | FERNANDES, Sandra de Freitas Paniago. A formação de professores de ciências biológicas e a educação inclusiva: uma interface da formação inicial e continuada. 2014. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3080 |
Data de defesa: | 19-Set-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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