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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ethos discursivo em textos midiáticos sobre a educação
Título(s) alternativo(s): The discursive ethos in media texts about education
Autor: Santos, Cássia Rodrigues dos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6792811868744618
Primeiro orientador: Souza, Agostinho Potenciano de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2081738892561567
Resumo: Nosso objetivo com essa dissertação é investigar as imagens da Educação que são construídas e legitimadas pela mídia nos discursos da Editora Abril e para isso utilizamos o conceito de ethos discursivo, que consiste na imagem de si que emerge do discurso (MAINGUENEAU, 2008). Partindo do princípio de que essa editora possui tradição na produção de discursos sobre a Educação, acreditamos que as pessoas de um modo geral, inclusive professores, normalmente se baseiam nesses discursos para formar suas opiniões acerca da Educação. Por isso, analisamos os ethé dos enunciadores dos discursos para verificar quais valores dos fiadores e as estratégias discursivas são utilizadas pelo discurso da mídia para construir as imagens da Educação e também persuadir o leitor a aderir ao movimento Educar para Crescer. Para isso foi necessário considerar também a teoria dos gêneros de Mikhail Bakhtin, pois, percebemos que as estratégias e os enunciados se modificam de gênero para gênero e de acordo com o suporte veiculado, revelando assim a estabilidade dos enunciados. Ao refletirmos sobre essas condições de construção do discurso midiático, tendo em vista a construção da imagem da Educação, procuramos: 1) investigar os ethé revelados nas matérias jornalísticas impressas nas revistas; quais ethé são revelados? 2) perceber por meio das cenas enunciativas quais imagens sobre a Educação no Brasil são legitimadas pelo enunciador do discurso; o que se diz da Educação? 3) levantar o modo como é constituída a autoridade do enunciador que valida esses discursos. Há nesses discursos a indicação de culpado(s)? Desse modo, optamos por realizar uma pesquisa de um dos gêneros, os depoimentos pela Educação, veiculados pela Editora Abril na campanha Educar para Crescer, categorizando ali as imagens construídas pela mídia. O trabalho de coleta de dados ocorreu entre setembro de 2008, data do início do compromisso da Abril com a Educação, e setembro de 2009. Realizamos uma análise qualitativa interpretativa recorrendo a alguns conceitos da própria mídia conforme orienta Charaudeau (2006), os modos e estratégias de operação da ideologia de Guareschi e Biz (2005). No que concerne a leitura, utilizamos alguns conceitos da Análise do Discurso (AD) e de outros teóricos relacionados. Nossa análise dos textos nos permite dizer que a mídia constrói pelo menos três imagens mais recorrentes sobre a Educação: de que a família não participa ativamente da vida escolar dos filhos; de que a escola e o estudo é a única garantia de ascensão social, profissional e de melhores salários e por isso se tornou um investimento seguro; e de que a qualidade da educação ainda depende da qualificação e dedicação do professor. Consideramos que esta pesquisa seja relevante no sentido de ajudar os órgãos oficiais, de alguma maneira, a refletir acerca do seu papel no processo educacional, tanto para modificar a Educação como para, consequentemente, melhorar a imagem que se tem dela, já que a mídia sempre estará presente.
Abstract: Our goal with this paper is to investigate the images of Education that are constructed and legitimized by the media in the discourses of Editora Abril. To get this aim, we used the concept of discursive ethos, that consists in the image itself that emerges from the discourse (MAINGUENEAU, 2008). Assuming that this publisher has tradition in the production of discourses on Education, we believe that people in general, including teachers, are usually based on these speeches to form their opinions about Education. Therefore, we analyzed the ethe enunciators of the speeches to see which values of the guarantors and discursive strategies are used by media discourse to construct the images of Education and also persuade the reader to join the Educar para crescer movement. For it was also necessary to consider the theory of genres of Mikhail Bakhtin, because we realize that the strategies and statements change themselves from gender to gender and according to the vehicular support, thus revealing the stability of the statements. As we consider these conditions for the construction of media discourse, with a view to building the image of education, our aims are: 1) to investigate the ethe revealed in newspaper articles printed in magazines, which ethe are revealed? 2) to realize by the enunciatives scenes which images about Education in Brazil are legitimized by the enunciator of discourse; what do they say about Education? 3) to raise the manner how is constituted the authority of the speaker that validates these discourses. Are there in these discourses indication culprit (s)? Thus, we decided to conduct a survey of one of the genres, the testimony of Education, published by Editora Abril in the campaign Educar para Crescer, categorizing the images constructed by the media. The work of data collection occurred between September 2008, the beginning of April's commitment to Education, and in September 2009. We conducted a qualitative interpretive analysis using some concepts of the media themselves as guides Charaudeau (2006), the ways and operation strategies of the ideology of Guareschi and Biz (2005). With regard to reading, we use some concepts of Discourse Analysis (AD) and other related theoretical. Our analysis of the texts allows us to say that the media construct at least three more recurrent images about Education: that the family is not participating actively in the school life of their children; that the school and the study is the only guarantee for social, professional and better wages and therefore became a safe investment, and that the quality of education still depends on the skill and dedication of the teacher. We believe that this research is relevant in helping the official agencies, in some way, to reflect about their role in the educational process, both to modify Education, thus, consequently, improving its image, since media will always be present.
Palavras-chave: Discurso
Mídia
Educação
Ethos
Professor
Discourse
Media
Education
Ethos
Teacher
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SANTOS, Cássia Rodrigues dos. O ethos discursivo em textos midiáticos sobre a educação. 2011.134 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3083
Data de defesa: 22-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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