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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuque, Suzete Lourenço-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1994463386474310por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Lana de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827112569170294por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Lana de Souza-
dc.contributor.referee2Castellar, Sônia Maria Vanzella-
dc.contributor.referee3Souza, Vanilton Camilo de-
dc.contributor.referee4Morais, Eliana Marta Barbosa de-
dc.date.accessioned2014-09-25T10:44:09Z-
dc.date.issued2013-11-05-
dc.identifier.citationBUQUE, Suzete Lourenço. Conhecimentos docentes dos alunos da licenciatura em geografia da Universidade Pedagógica-Maputo. 2013. 258 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3167-
dc.description.resumoEntende-se que a disciplina de Geografia tem na escola, em combinação com outras disciplinas curriculares, um papel a desempenhar na formação dos alunos. Por isso, considerase que as instituições de formação inicial devem proporcionar certos conhecimentos básicos para que os futuros professores possam trabalhar com autonomia e tornar a disciplina Geografia significativa para seus alunos. Para que isso aconteça há necessidade de se adotarem práticas didático-pedagógicas que potencializem a construção do conhecimento docente dos futuros professores. Esse conhecimento passa necessariamente pela capacidade que o futuro professor precisa ter para a articulação entre o conhecimento das disciplinas especificas e o das pedagógicas. Para refletir sobre isso este estudo tem como temática a formação inicial de professores e como objeto os conhecimentos docentes dos alunos em processo de formação inicial no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Pedagógica - Maputo. O objetivo geral é compreender o processo de construção/mobilização de conhecimentos docentes dos alunos da licenciatura em Geografia e as práticas formativas que os potencializam. Os objetivos específicos são: caracterizar a formação inicial do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Pedagógica de Moçambique, destacando os componentes da estrutura curricular e os princípios que a orientam; analisar os conhecimentos docentes que os alunos em processo de formação inicial constroem/mobilizam para o planejamento e simulação de aulas no âmbito da disciplina Prática Pedagógica II; analisar as representações que os alunos em processo de formação inicial têm sobre a contribuição da formação inicial para a construção de seus conhecimentos docentes; refletir sobre as práticas formativas que mais potencializam a construção dos conhecimentos docentes dos alunos em formação inicial em Geografia. A abordagem selecionada é a investigação qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizam-se como instrumentos de coleta de dados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário, observação de aulas, grupo focal e produção de narrativas. Os sujeitos da pesquisa eram alunos do 6ºsemestre do curso de Licenciatura em Geografia em 2012. No que se refere ao processo de formação inicial e sua relação com a construção de conhecimentos docentes, os resultados apontam que, apesar de o atual plano curricular do curso de Licenciatura em Geografia apresentar uma intencionalidade de formar professores de Geografia críticos, com domínio, de forma articulada, de conhecimentos das componentes de formação geral, formação da área especifica e formação educacional, apontam-se algumas dificuldades de âmbito institucional e da prática docente na sua implementação. Verificou-se também que os alunos da formação inicial em Geografia mobilizam conhecimentos docentes e apresentam algumas evidências de conhecimento didático de conteúdo nas práticas realizadas na disciplina Prática Pedagógica em Geografia II. Considera-se que as estratégias de ensino que mais contribuíram para a construção de conhecimentos docentes no curso foram a aprendizagem coletiva, trabalho de campo e metacognição. Com o objetivo de se melhorar a utilização das estratégias mencionadas, considera-se que a aula baseada em fundamentos da metodologia dialética constitui uma possibilidade. Na utilização dessa metodologia na formação de professores de geografia, os docentes da universidade devem ter consciência de que o futuro professor precisa possuir bases teórico-conceituais tanto da área pedagógica quanto da Geografia como Ciência e, ainda, conhecer a finalidade formativa da geografia na escola. É importante, ainda, que o docente da universidade, ao ministrar suas aulas, considere a problematização da geografia escolar e a pesquisa como eixos da formação.por
dc.description.abstractIt is understood that the discipline of Geography has in school, in combination with other curriculum subjects, a role to play in the formation of students. For this reason, it is considered that the institutions of initial training must provide certain basic knowledge for which the future teachers can work with autonomy and make the discipline Geography significant for their students. For this to happen there is a need to adopt new didacticpedagogical practices that leverage the knowledge construction of teaching future teachers. This knowledge becomes necessarily by the capacity that the future teacher needs to have for the linkage between the knowledge of specific subjects and the pedagogical. To reflect about this the study has as theme the initial training of teachers and as object the knowledge teachers of students in the process of initial training in Degree in Geography of Pedagogical University of Mozambique. The overall objective is to understand the process of construction/mobilization of knowledge teachers of students of degree in Geography and the formative practices that potentiate. The specific are: characterize the initial training of the Degree course in Geography of the Pedagogical University of Mozambique, highlighting the components of the curriculum structure and the principles that guide ; analyze the knowledge teachers that the students in the process of initial training build/mobilize for the planning and simulation of classes in scope the discipline Pedagogical Practice II; analyze the representations that the students in the process of initial training has about the contribution of initial training for the construction of their knowledge teachers; reflect on the practices that most formative potentiate the construction of knowledge teachers of students in initial training in Geography. The approach selected is the qualitative research, the type case study. Use it if as instruments for data collection bibliographic research, documentary research, and questionnaire, observation of lessons, focal group and production of narratives. The research subjects were students of the 6th semester of the Degree course in Geography in 2012. In relation to the process of initial training and their relation with the construction of knowledge teachers, the results indicate that, in spite of the current curricular plan of the Degree course in Geography submit an intentionality to train teachers of Geography, with critical domain, articulate manner, knowledge of the components of general training, training of the specific area and educational training, point-if some difficulties of institutional framework and the teaching practice in its implementation. It was also found that the students of initial training in Geography mobilize knowledge teachers and present some evidence of knowledge of didactic content in discipline practices carried out in Pedagogical Practice in Geography II. It is considered that the teaching strategies that have contributed to the construction of knowledge teachers in the course it was a collective learning, fieldwork and metacognition. With the aim of improving the use of the strategies mentioned above, it is considered that the classrooms based on foundations of dialectic methodology constitutes a possibility. The use of this methodology in the training of teachers of geography, the faculty of the university must be aware of what the future teacher needs possess theoretical-conceptual bases of both pedagogical area regarding the Geography as a Science and, still, knowing the formative purpose of geography in school. It is important, moreover, that the faculty of the university, to teach their classes, consider the problematization of school geography and research as axes of training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-09-24T21:28:51Z No. of bitstreams: 2 Tese Suzete Lourenço Buque.pdf: 8736273 bytes, checksum: 10aa7a1399c19c113b33ca6370c3c428 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentInstituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografia (IESA)por
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectConhecimentos docentespor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPráticas formativaspor
dc.subjectTraining of teacherseng
dc.subjectKnowledge teacherseng
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectFormative practiceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleConhecimentos docentes dos alunos da licenciatura em geografia da Universidade Pedagógica-Maputopor
dc.title.alternativeTeacher's knowledge of students of degree in geography of the Pedagogical University - Maputoeng
dc.typeTesepor
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