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dc.creatorBueno, Divino Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4414264472672869por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665148469537613por
dc.contributor.referee1Faria, Juliana Guimarães-
dc.contributor.referee2Tuzzo, Simone Antoniaci-
dc.date.accessioned2014-09-26T18:41:41Z-
dc.date.issued2013-10-08-
dc.identifier.citationBUENO, Divino Alves. Rádio Escola Roda Pião: comunicação, mídia e cidadania na prática pedagógica. 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3187-
dc.description.resumoA contemporaneidade, cada vez mais midiática, tem colocado grandes desafios para a comunicação, educação e cidadania. Um deles é o de compreender as mediações comunicacionais constitutivas dos processos educacionais. Atualmente, torna-se imprescindível para os educadores, mais do que compreender, apropriar-se das novas e dinâmicas linguagens que circulam de modo cada vez mais frequente, no contexto da sala de aula e para além dela, de “forma clandestina" (BACCEGA, 2000). Neste contexto marcado pela cultura digital, refletir, estudar e compreender as interfaces entre comunicação, educação e cidadania parece um desafio urgente e fundamental para educadores e comunicólogos. Esta investigação tem por finalidade empreender um esforço no sentido de explicitar a relação intrínseca existente entre comunicação, educação e cidadania no processo educativo, a partir da visão dos gestores, alunos e professores participantes do Projeto Rádio Escola Roda Pião, desenvolvido em escolas estaduais e municipais da cidade de Silvânia, no Estado de Goiás, no período de 1999 a 2011. Dada a natureza e a complexidade do objeto de estudo, a abordagem qualitativa se mostrou a mais adequada. Para a coleta de dados, após investigações preliminares, de caráter exploratório sobre a temática de estudo, foram utilizadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e análise documental. Para uma melhor compreensão do uso pedagógico do rádio, esta investigação assume como referencial teórico abordagens da comunicação que privilegiam a participação ativa dos sujeitos na constituição do ato comunicativo, para além da dimensão instrumental e unidirecional que as mídias tendem a assumir na sociedade em que vivemos. Do ponto de vista educacional, o estudo se fundamenta no entendimento de que o ato educativo se torna pleno quando professores e alunos participam ativamente da construção do conhecimento, processo que pode ser enriquecido pela presença das tecnologias midiáticas no processo ensinoaprendizagem. Assim entendidas, as interfaces entre comunicação e educação, constatadas ao longo do desenvolvimento do Roda Pião, contribuíram significativamente para a constituição de sujeitos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.por
dc.description.abstractThe contemporary world, increasingly mediatic, has placed great challenges for communication, education and citizenship. One is to understand the communication mediation constitutive of educational processes. At present, it is essential for educators, more than to understand, to appropriate the new dynamic languages that circulate so increasingly frequent in the context of the classroom and beyond "clandestinely" (Baccega, 2000). In this context - marked by digital culture - reflect, study and understand the interfaces among communication, education and citizenship seem a fundamental and urgent challenge for educators and communicologists. This research aims to undertake an effort to explain the intrinsic relationship between communication, education and citizenship in the educational process, from the perspective of the administrators, students and teachers participating in the School Radio Program “Roda Pião”, developed in state and municipal schools of Silvânia, a city in the state of Goiás, from 1999 to 2011. Given the nature and complexity of the object of study, a qualitative approach proved more appropriate. For data collection, after preliminary investigations, exploratory study on the subject, we have used semi-structured interviews, focus groups and document analysis. For a better understanding of the pedagogical use of the radio, this research takes as a theoretical reference communication approaches that privilege active participation of subjects in the constitution of the communicative act, beyond the instrumental and unidirectional dimension that the media tend to assume in the society in which we live. From the educational point of view, the study is based on the understanding that the educational act becomes full when teachers and students actively participate in the construction of knowledge, a process that can be enriched by the presence of media technologies in the teaching-learning process. Thus understood, the interfaces between communication and education, noted throughout the development of the Spinning Wheel, contributed significantly to the constitution of citizens aware of their rights and duties.eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)por
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectRádio escolapor
dc.subjectRoda piãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchool radioeng
dc.subjectSpinning wheeleng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCOMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpor
dc.titleRádio Escola Roda Pião: comunicação, mídia e cidadania na prática pedagógicapor
dc.title.alternativeSpinning wheel radio school: communication, media and citizenship in teaching practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
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