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Tipo do documento: Dissertação
Título: Universidade estadual de goiás: histórico, realidade e desafios
Título(s) alternativo(s): Goias State University: history, reality and challenges
Autor: Carvalho, Renata Ramos da Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9139962889438722
Primeiro orientador: Amaral, Nelson Cardoso
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3161592631250103
Primeiro membro da banca: Bittar, Mariluce
Segundo membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa integra a Linha de Pesquisa Estado, Políticas e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás e, tem como objetivo fazer um estudo sobre as condições acadêmicas e materiais em que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) busca construir e realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, utilizando, quando possível, referenciais de outras universidades estaduais brasileiras. Para a análise, discussão e definição dos indicadores presentes neste estudo foi utilizado o banco de dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) constantes no Censo da Educação Superior e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na legislação que define e normatiza os critérios para uma Instituição de Educação Superior (IES) ser universidade. A pesquisa parte do entendimento de que a UEG precisa ser analisada e compreendida dentro de sua categoria administrativa: uma universidade pública estadual. Para tanto, foi realizado o levantamento da participação das IES estaduais no contexto da educação superior pública no país e por regiões brasileiras que possibilitou identificar que estas instituições estão presentes em todas as regiões do país desempenhando importante participação na oferta de matrículas na educação superior pública onde estão inseridas. A UEG, criada em 1999, é uma instituição mantida pelo poder público estadual e vivencia dilemas para o exercícios de suas finalidades universitárias de diversas ordens que vão desde a problemas de infraestrutura, reduzido financiamento público até baixo quantitativo de servidores (professores e técnico administrativo) efetivos. As questões que nortearam o estudo foram: Quais são os limites e possibilidades para a consolidação da UEG como universidade pública? Quais são os desafios vivenciados pela UEG para sua consolidação? Como se constitui a UEG no contexto da educação superior pública e no das universidades estaduais? Qual o atual cenário da educação superior goiana e qual a participação da UEG neste cenário? Qual a situação da UEG, se comparada com outras universidades estaduais brasileiras? Afinal, a UEG ainda está em construção como instituição universitária? A análise dos dados empíricos possibilitou traçar algumas características do perfil institucional e acadêmico da UEG e também constatou que a instituição possui vários desafios para se constituir e se consolidar como uma universidade conforme prevê a legislação e as normatizações específicas.
Abstract: This research integrates the State Line of Research, Policy and History of Education Program of Postgraduate Education, Federal University of Goias, and aims to make a study of the conditions and academic materials in the Goias State University (UEG) seeks to build and realize its teaching, research and extension, using, where possible, references to other state universities in Brazil. For the analysis, discussion and definition of the indicators used in this study was the statistical database of the National Institute for Educational Studies Anisio Teixeira (INEP) listed in the Census of Higher Education and the National Assessment of Higher Education (SINAES); database of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the legislation that defines and standardizes the criteria for a Higher Education Institution (IES) be university. The research starts from the understanding that the UEG has to be analyzed and understood within its administrative category: A state public university. Therefore, we performed a study of the participation of state HEIs in the context of public higher education in the country and Brazilian regions identified that these institutions are present in all regions of the country played an important participation in the provision of enrollments in higher education where public are inserted. The UEG, established in 1999, is an institution maintained by the state public power dilemmas and experiences for the exercise of their academic purposes from various sources ranging from infrastructure problems, reduced public funding to low quantity of servers (teachers and administrative technician) effective. The questions that guided the study were: What are the limits and possibilities for the consolidation of the UEG as public university? What are the challenges experienced by UEG for its consolidation? As is the UEG in the context of public higher education and state universities? What is the current scenario of higher education and Goias which the participation of the UEG in this scenario? What is the situation of the UEG, compared with other state universities in Brazil? After all, the UEG is still under construction as a university? The analysis of empirical data enabled trace some features of institutional and academic profile of the UEG and also found that the institution has several challenges to establish and consolidate itself as a university as prescribed by laws and norms specific.
Palavras-chave: Educação Superior
UEG
Universidades estaduais
State universities
Higher Education
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: CARVALHO, Renata Ramos da Silva. Universidade estadual de goiás: histórico, realidade e desafios. 2013. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3262
Data de defesa: 5-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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