Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3285
Tipo do documento: Dissertação
Título: Didática da história e EJA: investigações da consciência histórica de alunos jovens e adultos
Autor: Barbosa, Aline do Carmo Costa
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6723091234261233
Primeiro orientador: Menezes, Marcos Antonio de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5906542748941462
Primeiro membro da banca: Menezes, Marcos Antônio
Segundo membro da banca: Azambuja, Luciano de
Terceiro membro da banca: Teixeira, Rafael Saddi
Quarto membro da banca: Silva, Maria da Conceição
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central investigar a consciência histórica de alunos matriculados na modalidade básica da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Colégio Estadual Visconde de Mauá, na cidade de Goiânia. Os debates acerca da definição de consciência histórica estão inseridos na área de Didática da História, que neste trabalho é compreendida a partir de concepções e novas definições que surgiram na Alemanha nas décadas de 60 e 70, e que vêm ganhando espaço entre pesquisadores brasileiros, ampliando tanto o seu campo de investigação, quanto a discussão da relação entre o conhecimento histórico e a vida prática dos homens em sociedade. As investigações da consciência histórica foram realizadas a partir da metodologia da Educação Histórica, centrando-se no debate acerca da ideias históricas dos alunos. Os questionários aplicados a estes alunos foram inspirados no projeto Jovens diante da História, de Luis Fernando Cerri, que forneceu a nossa pesquisa um importante instrumental para o debate das relações dos alunos da EJA com o conhecimento histórico. Estas investigações, por sua vez, só foram possíveis mediante uma análise do contexto econômico e social em que os alunos jovens e adultos estão inseridos, permitindo reflexões que se pautaram na experiência histórica dos sujeitos participantes e os vínculos desta experiência com as interpretações que fazem em e na história.
Abstract: This research has as its central objective to investigate the historical consciousness of students enrolled in the basic EJA (Education of Younths and Adults) of the Colegio Estadual Visconde de Mauá, in the city of Goiânia. The debates regarding the definition of historical consciousness are placed in the field of History Didadicts, which in this work is understood from the conceptions and new definitions which appeared in Germany in the 60‟s and the 70‟s. These conceptions and definitions have been gaining much space among brasilian researchers, broadening their field of research regarding the discussion about the relation between historical knowledge and the practical life of men in society. The research conducted on historical consciousness was carried out based on the methodology of Historical Education, focusing the debate on the matter of the historical ideas of the students. The questionnaires applied to these students were inspired in the Project “Young Men In Face of History”, of Luis Fernando Cerri, who supplied to our research an important instrument for the debate about relations of EJA with historical knowledge. On the other hand, this research was possible only through na analysis of the economical and social context in which these youths and adults are in, allowing reflections driven by the historical experience of the participating subjects and the ties of this experience with the interpretations they make of and in history.
Palavras-chave: Consciência histórica
Didática da história
Educação de jovens e adultos
Historical consciousness
Didactics of history
Education of youths and adults
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Historia (FH)
Citação: BARBOSA, Aline do Carmo Costa. Didática da história e EJA: investigações da consciência histórica de alunos jovens e adultos. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3285
Data de defesa: 23-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Aline do Carmo Costa Barbosa - 2013.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons