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Tipo do documento: Dissertação
Título: A imaginação melodramática e o cinema de Pedro Almodovar
Título(s) alternativo(s): The melodramatic imagination and the cinema of Pedro Almodovar
Autor: Oliveira, Caroline Anielle Souza Batista Pires de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5521262316005763
Primeiro orientador: Nogueira, Lisandro Magalhães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6994570742767643
Primeiro membro da banca: Nogueira, Lisandro Magalhães
Segundo membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Terceiro membro da banca: Christino, Daniel
Resumo: Este trabalho propõe a problematização e apropriação do conceito de imaginação melodramática, cunhado por Peter Brooks (1995), no cinema. Aplicaremos o método da análise fílmica no filme Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988) do cineasta Pedro Almodovar. Optamos por nos dedicar à análise de um cinema que se afasta, em determinados aspectos, do cinema de estrutura clássica, justamente para compreender, com ainda mais profundidade, a força e vitalidade inesgotável da imaginação melodramática. Nesse processo, se faz necessário retomar o histórico do nascimento do melodrama e sua recorrência no teatro para que possamos compreender com mais clareza a amplitude e extensão do conceito. Questionamos a concepção do melodrama enquanto gênero e trabalhamos com a hipótese da presença de uma imaginação melodramática que, antes de estar impregnado nas mais diversas produções teatrais e cinematográficas, é construído prioritariamente pelo olhar que o público lança sobre a obra. O melodrama, ou melhor, essa imaginação, seria, assim, uma lente por onde o indivíduo moderno e acelerado estruturaria de maneira relativamente sólida valores que lhe apaziguam, ao menos superficialmente.
Abstract: This paper proposes the questioning and appropriation of the concept of imagination melodramatic , coined by Peter Brooks (1995 ) , in cinema. We apply the method of film analysis in the film Women on the Verge of a Nervous Breakdown (1988 ) by filmmaker Pedro Almodovar . We chose to dedicate ourselves to the analysis of a film that departs in some respects from the classical structure of cinema, just to understand, with more depth , strength and inexhaustible vitality of the melodramatic imagination . In this process , it is necessary to recover the historical birth of melodrama and its recurrence in the theater so we can understand more clearly the breadth and scope of the concept . Question the concept of melodrama as a genre and work with the hypothesis of a melodramatic imagination before being impregnated in various theatrical and film productions , is built mainly by the look that the public launches on the work . The melodrama , or rather this imagination , thus , would be a lens through which the modern individual would structure and accelerated relatively solidly values appease him, at least superficially .
Palavras-chave: Melodrama
Cinema melodramático
Cinema
Melodramatic cinema
Área(s) do CNPq: COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: OLIVEIRA, Caroline Anielle Souza Batista Pires de. A imaginação melodramática e o cinema de Pedro Almodovar. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3317
Data de defesa: 28-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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