Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3387
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Caligrafia de Deus e a cidade ilhada: imagens da cidade de Manaus na contística de Márcio Souza e Milton Hatoum
Título(s) alternativo(s): The handwriting of God and the islanded city: images of the city of Manaus in tales by Márcio Souza and Milton Hatoum
Autor: Rincon, Neire Márzia
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0813873653013859
Primeiro orientador: Ramos, Marilúcia Mendes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0736591553780542
Primeiro membro da banca: Ramos, Marilúcia Mendes
Segundo membro da banca: Menezes, Marcos Antonio de
Terceiro membro da banca: Quintela, Antón Corbacho
Resumo: Neste estudo são analisados os livros de contos A caligrafia de Deus (1994), de Márcio Souza, e A cidade ilhada (2009), de Milton Hatoum, a fim de verificar como a cidade de Manaus é representada pelos dois escritores amazonenses. As metáforas que possibilitam a leitura da urbe são o cristal, a chama e a cidade do rato, conceitos sistematizados por Ítalo Calvino (1990) e Renato Cordeiro Gomes (2008), pelos mapeamentos propostos por Kevin Lynch (1999) e pelos passos das personagens praticantes da urbe sugeridos por Michel de Certeau (2009). As análises empreendidas nos contos demonstram haver aproximações e distanciamentos entre Márcio Souza e Milton Hatoum na maneira como conferem legibilidade à cidade de Manaus no texto literário, pois enquanto o primeiro constrói quadros vivos da cidade de Manaus vista pelos diversos sentidos (visual, sensorial, olfativo e paladar), o segundo representa o espaço urbano de Manaus evocado pelas memórias dos narradores.
Abstract: This study analyzes the books of short stories The handwriting of God (1994), Marcio Souza, and Islanded city (2009), Milton Hatoum, to see how the city of Manaus is represented by two Amazonian writers. The metaphors that enable reading of the town are the crystal, the flame and the city mouse, systematized concepts by Italo Calvino (1990) and Renato Gomes Cordeiro (2008), the mappings proposed by Kevin Lynch (1999) and the steps practitioners of the characters of the town suggested by Michel de Certeau (2009). The analyzes undertaken in stories demonstrate that there similarities and differences between Márcio Souza and Milton Hatoum provide readability in the way the city of Manaus in the literary text, for while the former builds tableaux of Manaus seen by various senses (visual, sensory, olfactory and taste), the second represents the urban area of Manaus evoked by memories of the narrators.
Palavras-chave: Contos
Cidade de Manaus
Metáforas
Márcio Souza
Milton Hatoum
Tales
Manaus
Metaphors
Márcio Souza
Milton Hatoum
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: RINCON, Neire Márzia. A Caligrafia de Deus e a cidade ilhada: imagens da cidade de Manaus na contística de Márcio Souza e Milton Hatoum. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3387
Data de defesa: 3-Out-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Neire Marzia Rincon - 2012.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons