Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3535
Tipo do documento: Dissertação
Título: Didática da história e imagens: reflexões em torno da consciência histórica em visualidades formativas
Título(s) alternativo(s): History didactics and images: reflections around the historical consciousness in formative visualities
Autor: Leal, Fernanda de Moura
Primeiro orientador: Capel, Heloísa Selma Fernandes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0202627724737454
Primeiro membro da banca: Capel, Heloísa Selma Fernadnes
Segundo membro da banca: Costa, Rodrigo de Freitas
Terceiro membro da banca: Teixeira, Rafael Saddi
Quarto membro da banca: Soares, Ana Carolina Eiras Coelho
Resumo: Esta pesquisa procura contribuir com as reflexões empíricas da Didática da História pela investigação da consciência histórica em visualidades formativas de narrativas produzidas por estudantes que concluíram o Ensino Médio no contexto do processo seletivo do vestibular para ingresso na Universidade Federal de Goiás em 2011. A pesquisa toma por base o exame de imagens e seu potencial avaliativo e formativo, utilizando-os como fonte para investigar a consciência histórica e as habilidades no trato com as imagens nos estudos históricos. A temática da história da mulher está presente no exercício de cognição utilizado, corroborando as necessidades apontadas por Bergmann (1990) de rever os cânones de conteúdos da História, refletindo sobre assuntos que são pertinentes ao ser humano em detrimento de fontes e temas convencionais. No primeiro momento da pesquisa, são apontados os conceitos que foram utilizados na análise dos dados, a saber, a Didática da História na teoria e experiência alemã e brasileira, o conceito de consciência histórica proposto por Jörn Rüsen (2001), a função orientadora da História, os conceitos substantivos e de segunda ordem elaborados por Peter Lee (2001) e o conceito de evidência. Em seguida, é feito um estudo das investigações sobre ideias históricas de estudantes, delimitada e justificada a escolha da fonte, apresentada a metodologia da pesquisa, a grounded theory (GLASER e STRAUSS, 1967), e utilizada uma questão do vestibular com imagens e temática de gênero. No terceiro momento, é realizada a análise da resposta esperada e das respostas dos candidatos à questão selecionada de modo a confrontar os dados com a teoria apresentada no primeiro capítulo.
Abstract: This research seeks to contribute to the empirical reflections of History didactics by the investigation of historical consciousness, in formative visualities, from narratives produced by students, who graduated high school in the context of selective entrance examination vestibular for admission at Goias Federal University in 2011. The research is based on the imaging modality and its evaluative and formative potential, using them as a source to investigate historical awareness and skills in dealing with the images in historical studies. Women history makes itself present in the used cognition exercise, stressing the needs that were pointed out by Bergmann (1990) in reviewing the contents of history canons, reflecting on issues that are relevant to humans at the expense of conventional sources and themes. At first, research concepts that were used in the data analysis are pointed out, namely History didactics in German and Brazilian theory and experience, the concept of historical consciousness proposed by Jörn Rüsen (2001), History's guiding role, substantial and of-second-order concepts prepared by Peter Lee (2001) and the evidence concept. Then a study is made from the investigation of students historical ideas, being the source choice defined and justified, the research methodology presented, the grounded theory (GLASER and STRAUSS, 1967), and a vestibular exercise with images and gender theme used. In a third stage, the analysis of the expected answer and also the candidates' answers to the chosen question is made in order to compare the data with the presented theory in the first chapter.
Palavras-chave: Consciência histórica
Didática da História
Imagens
Historical consciousness
History didactics
Images
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: LEAL, Fernanda de Moura. Didática da história e imagens: reflexões em torno da consciência histórica em visualidades formativas. 2013. 156 f. Dissertação (Dissertação em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3535
Data de defesa: 26-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda de Moura Leal- 2013.pdf4,69 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons