Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3580
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do canto popular brasileiro - abordagem didática: técnica vocal e performance
Autor: Couteiro, Sebastiana Benedita Coelho de Moraes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6104672364768895
Primeiro orientador: Álvares, Marília
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3901199002213479
Primeiro membro da banca: Álvares, Marília
Segundo membro da banca: Machado, Regina
Terceiro membro da banca: Clímaco, Magda de Miranda
Resumo: Ainda, nos dias de hoje, há poucos trabalhos voltados para a área do ensino do canto popular, levando em consideração toda a abrangência e linguagem musical diversificada que a música popular brasileira possui. O ensino do canto popular brasileiro é um tema que deve ser valorizado e estudado pelas faculdades de música, professores de canto, cantores e fonoaudiólogos, oferecendo aos estudantes de canto e cantores profissionais subsídios para uma formação técnica e musical mais completa e mais adequada à sua estética. Esta formação abrange técnica, valorização da intuição, postura cênica, desenvolvimento da musicalidade e cultura. Para tanto, as entrevistas com profissionais da área, assim como, a observação dos gestos vocais realizados por cantores representativos da MPB, foram de suma importância para os resultados encontrados. Os estudos vocais, vocalises e canções folclóricas aqui sugeridos foram criados e recortados a partir de toda a vivência musical do pesquisador e de todo o estudo realizado
Abstract: Still today, there are few academic works dedicated to the area of the popular singing teaching which take into consideration, taking into consideration the whole breadth and the diversity of the musical language of Brazilian popular music. The teaching of Brazilian popular singing is a topic that should be valued and studied by colleges of music, voice teachers, singers and speech, providing subsidies to students and professional singers for a more complete and more appropriate technical and musical training to their aesthetics. This training encompasses, value of intuition, scenic poise and gesture, development of musicality and culture. To this end, the interviews with professionals in the field, as well as the observation of vocal gestures made by representative singers of the MPB were of the utmost importance to the results found. The vocal studies, vocalizations and music folk songs suggested in the work were designed and cut from the entire musical experience of the researcher and the whole study done.
Palavras-chave: Canto popular brasileiro
Técnica vocal
Performance
Exercícios vocais
MPB
Brazilian popular singing
Vocal technique
Performance
Vocal exercises
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Música (EMAC)
Citação: COUTEIRO, Sebastiana Benedita Coelho de Moraes. O ensino do canto popular brasileiro - abordagem didática: técnica vocal e performance. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3580
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Música (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Sebastiana Benedita Coelho de Moraes Couteiro - 2012.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons