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Tipo do documento: Tese
Título: O Twitter nas campanhas eleitorais: novos desafios para os atores políticos em Goiás
Título(s) alternativo(s): Twitter. Election campaigns. Strategies of political communication in Goiás
Autor: Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4103630694756224
Primeiro orientador: Bezerra, Heloisa Dias
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5901954357328179
Primeiro coorientador: Mundim, Pedro Santos
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/0065670247671119
Primeiro membro da banca: Bezerra, Heloisa Dias
Segundo membro da banca: Borges, Pedro Célio Alves
Terceiro membro da banca: Silva, Sivaldo Pereira da
Quarto membro da banca: Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
Quinto membro da banca: Freitas, Luiz Antônio Signates
Resumo: A presente tese tem como objetivo entender as transformações ocorridas na comunicação política-eleitoral a partir da aprovação daLei n°12.034/2009 — que regulamentou de forma detalhada o uso da internet como ferramenta de comunicação política no processo eleitoral brasileiro, por meio de um recorte regional. Ou seja, entender como atores políticos de Goiás estão enfrentando os desafios impostos, principalmente pelo uso das redes sociaison-line nas campanhas eleitorais – o objeto de estudo é o Twitter, cujo uso foi analisado nas campanhas eleitorais de 2010 e de 2012. Para isso, foram utilizadas técnicas tradicionais da sociologia e novas possibilidades trazidas pela análise de redes sociaison-line, reunindo pesquisa etnográficaon-line, entrevistas qualitativas on-line, análise de conteúdo de tuitesepesquisa com a utilização de ferramentas da internet. Os resultados finais deste estudo sugerem que o uso das redes sociais on-line em campanhas políticas ampliou a agenda e as formas de se comunicar com a sociedade e passou a exigir, dos atores políticos, uma presença nas redes sociais on-linecada vez mais atenta e duradoura. Os temas abordados no período eleitoral foram ampliado, embora continue prevalecendo a própria campanha e as propostas de políticas públicas. Já em relação ao discurso foi possível verificar uma maior alteração: informação/notícia, agradecimentos e pedido de voto/apoio, praticamente dominantes no Twitter em 2010 e 2012, não eram estratégias discursivas importantes até 2006 na propaganda eleitoral. Portanto, as transformações políticas decorrentes o uso da internet e das redes sociais on-line nas campanhas eleitorais em Goiás podem ser percebidas na temática, no discurso, nas estratégias. Mas não ainda no comportamento dos atores e das instituições políticas. Somente no decorrer das próximas campanhas será possível verificar se as exigências da nova ferramenta de comunicaçãopolíticaafetarão os atores e as organizações políticas de modo a obrigá-los a mudar suas condutas durante as campanhas eleitorais, como também fora delas.
Abstract: This thesis aims to understand the changes occurring in the political and electoral communication from the adoption of Law No. 12.034/2009 - which regulates in detail the use of the Internet as a political communication tool in Brazilian electoral process , through a regional crop . Ie , understand how political actors of Goiás are facing the challenges , primarily through the use of on-line social networks in the election campaigns – the object of study is Twitter , whose use was analyzed in the election campaigns of 2010 and 2012. Therefore , traditional techniques of sociology and new possibilities brought by the analysis of on-line social networks were used , gathering ethnographic research on-line , qualitative on-line interviews , content analysis of tweets and search with the use of internet tools . The final results of this study suggest that the use of on-line social networks in political campaigns expanded the agenda and ways to communicate with society and started require political actors , a presence on social networks on-line increasingly attentive and lasting .The topics covered during the election period were extended , while still prevailing own campaign and public policy proposals . In relation to the speech was possible to observe a major change : information / news, thanks and request for a vote / support , virtually ruling on Twitter in 2010 and 2012 , were not important discursive strategies by 2006 in electioneering . Therefore , policies arising the use of the Internet and on-line social networks in election campaigns in Goiás transformations can be perceived in the subject in the discourse strategies . But not in the behavior of actors and political institutions . Only during the next campaigns will be possible to verify whether the requirements of the new tool of political communication and political actors affect organizations in order to force them to change their behavior during election campaigns , but also outside them.
Palavras-chave: Twitter
Campanhas eleitorais
Estratégias de comunicação política
Twitter
Election campaigns
Political communication strategies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: FERNANDES, Luiz Carlos do Carmo. O Twitter nas campanhas eleitorais: novos desafios para os atores políticos em Goiás. 2014. 156 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3622
Data de defesa: 19-Mai-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Sociologia (FCS)

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