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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3664
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O olhar do professor de ciências sobre o laboratório de informática: tessituras e enlaces na perspectiva de Bourdieu |
Título(s) alternativo(s): | The gaze science teacher about the computer lab: plots and links from the perspective of Bourdieu |
Autor: | Ataíde, Jefferson Fagundes |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/8485346180873496 |
Primeiro orientador: | Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/6971106875143413 |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
Segundo membro da banca: | Toschi, Mirza Seabra |
Terceiro membro da banca: | Soares, Marlon Herbert Flora Barbosa |
Resumo: | O objetivo desta investigação científica centraliza-se na construção uma interpretação crítica sobre a relação do professor de ciências com o Laboratório de Informática (LI) das escolas públicas estaduais da cidade de Goiânia, Goiás, Brasil. Em consonância com uma abordagem de natureza qualitativa, o estudo se firmou nos pressupostos de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários a 19 professores de ciências de 13 escolas de sete diferentes regiões metropolitanas. Os demais dados foram conseguidos a partir da análise documental de nove documentos de origem federal e estadual. A pesquisa consistiu no entrelaçamento e na convergência interpretativa de três constituintes básicos: o professor de ciências, as TIC com foco no laboratório de informática (LI) e a análise dos documentos estaduais e federais com relação à abordagem de temáticas envolvendo tecnologias. A interpretação se sustentou fundamentalmente nas acepções de poder simbólico, habitus e noção de campo que, em plena articulação, engendraram – a priori – o estabelecimento de duas categorias teóricas: a fidedignidade ao símbolo legitimado e a intencionalidade comunicativa. Com relação à postura do professor diante dos entraves à utilização do LI, inferiu-se que a intencionalidade comunicativa docente se inscreve em um perfil de análise crítica do fenômeno social. Ao se disporem em negação às imposições arbitrárias da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEE/GO), os professores não assumem uma fidedignidade ao símbolo legitimado, tendo em vista que o símbolo pode ser interpretado como o interesse da referida secretaria em instituir um espírito de conformidade e de submissão à sua perspectiva mercadológica de ensino. Ao direcionar o foco da análise para a postura da SEE/GO revelou-se que esta permanece fidedigna à lógica de subordinação ao capital e que as ações da secretaria são orientadas essencialmente pelas conjunturas econômicas. A intencionalidade comunicativa da SEE/GO é contrária ao que suas ações indicam tendo em vista que os documentos oficiais defendem o uso pedagógico das tecnologias em geral e ao mesmo tempo não são criadas condições para tal. Faz-se necessária a mudança postural por parte dos agentes que ocupam cargos de gestão na educação na SEE/GO. A atuação conjunta dos professores, alunos e gestores é indispensável para a construção de um processo verdadeiramente formativo. |
Abstract: | (Sem resumo em outra língua) |
Palavras-chave: | Laboratório de informática Pierre Bourdieu Tecnologias da informação e comunicação Escola pública Computer laboratory Pierre Bourdieu Information and comunications technologies Public school |
Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Citação: | ATAÍDE, Jefferson Fagundes. O olhar do professor de ciências sobre o laboratório de informática: tessituras e enlaces na perspectiva de Bourdieu. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3664 |
Data de defesa: | 9-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
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