Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3720
Tipo do documento: Dissertação
Título: O que não é espelho - uma análise da imagem do público-leitor no campo jornalístico
Título(s) alternativo(s): It's not a mirror - what journalistis think about their readers
Autor: Umbelino Filho, José Eduardo Mendonça
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6284160307482557
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Antonio Signates
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0464596762919932
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antonio Signates
Segundo membro da banca: Silva, Luiz Martins da
Terceiro membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Resumo: Esta dissertação de mestrado pretende estudar como os jornalistas de jornais impressos de Goiânia definem, entendem e descrevem seu público. Como objetivo básico, visa-se averiguar se existe uma imagem compartilhada de leitor, que seja independente ou pelo menos distinta das imagens fornecidas pela empresa jornalística ou pelo senso comum. Uma vez que a comunicação midiática potencializa a indefinição do interlocutor e distancia os contextos daqueles que produzem e dos que consomem as informações, parte-se da premissa de que o jornalista precisa construir a imagem de quem o lê. Como ele a constrói, a partir de que subsídios cognitivos, baseado em que impressões ou ideologias, são questões relevantes para esta pesquisa.
Abstract: This research intends to study how Goiânia´s press journalists define, understand and describe their audience. As a primary goal, the researchers seek to ascertain whether there is a shared image of the reader, which would be different from those images provided by the newspaper companies, the common-sense or other instances. Knowing that Media increases vagueness and doubt about to “whom we speak to”, we start from the premise that the journalists need to build up a picture of the audience. How they do it, based upon which cognitive subsidies, impressions or ideologies – that are relevant issues for this research.
Palavras-chave: Estereótipo
Construção da realidade
Campo jornalístico
Stereotype
Reality construction
Journalistic field
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: UMBELINO FILHO, José Eduardo Mendonça. O que não é espelho - uma análise da imagem do público-leitor no campo jornalístico. 2013. 230 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3720
Data de defesa: 14-Out-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Eduardo Mendonça Umbelino Filho - 2013.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons