Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3740
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação, educação e cidadania: diálogos possíveis
Título(s) alternativo(s): Communication, education and citizenship: dialogues possible
Autor: Freitas, Luciana Barbosa de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7715447119457556
Primeiro orientador: Tuzzo, Simone Antoniaci
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9376233659808755
Primeiro membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Terceiro membro da banca: Oliveira, Tiago Manieri de
Resumo: A comunicação é diálogo, e é sem dúvida algo inerente à vida humana. Pretende-se, nesta dissertação, esboçar uma análise sobre como a educação e a comunicação, como fenômenos humanos, contribuem com a construção da cidadania na sociedade midiática, cheia de tecnologias. Ao longo do texto, faz-se um estudo teórico acerca da sociedade contemporânea, sua concepção, suas possibilidades e seus desafios. Procura-se, também, entender o cidadão do mundo no contexto tecnológico, midiático, assim como a questão da não inclusão digital. Perceber como se dá a concepção da cidadania e dos direitos humanos para o ser humano, na sociedade midiática, é fundamental para o empoderamento do cidadão. Finalmente, é interessante perceber que a comunicação, a educação e a cidadania tem uma relação intrínseca, numa linha tênue que as colocam em campos distintos, porém num mesmo patamar de importância na vida dos seres humanos. Espera-se que esta análise possa constituir elementos norteadores para novos olhares e apontar caminhos para os campos da Comunicação e da Educação.
Abstract: The communication is dialogue, and is definitely something inherent in human life. It is intended, in this paper, sketch an analysis of how education and communication as human phenomena contribute to the construction of citizenship in the media society, full of technology. Throughout the text, it is a theoretical study on the contemporary society, their design, their possibilities and challenges. Wanted also understand the citizen of the world in the technology, media, as well as the issue of non-inclusion. Realize how is the concept of citizenship and human rights for humans, the media society, is key to citizen empowerment. Finally, it is interesting to note that communication, education and citizenship is an intrinsic relationship, a fine line that put them in different fields, but in the same level of importance in the lives of human beings. It is hoped that this analysis can provide new insights for guiding elements and point the way to the fields of Communication and Education.
Palavras-chave: Tecnologias
Mídia
Relações sociais
Formação
Cidadania
Technology
Media
Social relations
Education
Citizenship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: FREITAS, Luciana Barbosa de. Comunicação, educação e cidadania: diálogos possíveis. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3740
Data de defesa: 9-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciana Barbosa de Freitas - 2013.pdf588,95 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons