Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3905
Tipo do documento: Dissertação
Título: O espaço dos possíveis de Steve Jobs: como foi possível a mitificação em torno da imagem da Apple?
Título(s) alternativo(s): The space of possible of Steve Jobs: how could the mystification around image of the Apple?
Autor: Tartas, Felipe dos Santos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9481329333047181
Primeiro orientador: Sofiati, Flávio Munhoz
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7078667432523349
Primeiro membro da banca: Sofiati, Flávio Munhoz
Segundo membro da banca: Sartore, Marina de Souza
Terceiro membro da banca: Andrade Júnior, Péricles Morais de
Resumo: A publicidade da Apple, inspirada na obra 1984 de George Orwell, veiculada durante a transmissão televisiva do Super Bowl XVIII serviu como alegoria da configuração história da esfera tecnológica dos Estados Unidos da América à época. Afetividade e racionalidade, antagonismo pelo qual, em uma lógica relacional, se definiu a Apple. O sucesso de Steve Jobs está atrelado às mudanças na esfera tecnológica nos últimos anos, a um maior encantamento dessa esfera, que reflete a estrutura social mais ampla dos EUA, meio pelo qual foi possível, a partir do fornecimento dos instrumentos simbólicos e materiais, a transmutação de energia social, acumulada nessas disputas que ali se estabeleceram, por parte de Steve Jobs à empresa Apple. Operação que colocou ele mesmo e a sua principal empresa em lugar de destaque.
Abstract: Advertising Apple, inspired by the work of George Orwell's 1984, aired during the telecast of Super Bowl XVIII served as an allegory of the historical configuration of technological sphere of the United States of America at the time. Affectivity and rationality, whereby antagonism in a relational logic defined Apple. The success of Steve Jobs is linked to technological changes in recent years, a greater enchantment that sphere, which reflects the broader social structure of the U.S., means by which it was possible, from the provision of symbolic tools and materials, transmutation of social, energy accumulated in these disputes who have settled there, by Steve Jobs at Apple company. Operation that put himself and his main company prominently.
Palavras-chave: Steve Jobs
Apple
Esfera tecnológica
Encantamento e afetividade
Technological sphere
Enchantment and affection
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Sociologia (FCS)
Citação: TARTAS, Felipe dos Santos. O espaço dos possíveis de Steve Jobs: como foi possível a mitificação em torno da imagem da Apple?. 2013. 220 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3905
Data de defesa: 28-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Felipe dos Santos Tartas - 2013.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons