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dc.creatorArantes Junior, Edson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4117509435019474por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Teresa Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7049736226460820por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Teresa Maruqes-
dc.contributor.referee2Brandão, Jacyntho José Lins-
dc.contributor.referee3Rossi, Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho-
dc.contributor.referee4Sandes, Noé Freire-
dc.contributor.referee5Vidotte, Adriana-
dc.date.accessioned2015-01-16T17:41:37Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.citationARANTES JUNIOR, Edson. Os usos políticos da narrativa mítica em Luciano de Samósata: aspectos do regime de memória romano (séc. II D. C). 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3906-
dc.description.resumoLuciano de Samósata foi um importante intérprete do Império Romano, sua prosa versou sobre uma infinidade de temas. Os estudiosos desse escritor se concentraram em duas possibilidades de compreensão para sua postura política: de um lado, há os autores que consideram o sírio desvinculado de seu tempo e de seu contexto sociopolítico; do outro, existem os que o veem como um militante político contrário a Roma. Nesta Tese, consideramos que Luciano apresenta um posicionamento ambíguo, uma vez que ele se identifica como sírio, ressalta toda a sua formação helênica e critica aspectos da cultura política romana. Entretanto, acreditamos que ele estava consciente dos benefícios que o Império trazia a todos os povos dominados. Dessa forma, podemos dizer que ele era um escritor que colaborava com a manutenção do sistema imperial. Para comprovar essa hipótese, deslocamos a indagação para os famosos diálogos satíricos que costumam ser desconsiderados pelos intérpretes de Luciano. Conhecido por unir o sisudo diálogo filosófico à sarcástica comédia, entendemos que o escritor tinha a intenção de produzir o riso, que se voltaria para a mobilização do pensamento. Restringimos nossa investigação aos diálogos que utilizam a mitologia como eixo temático. Os mitos foram pensados como elementos que compõem uma memória cultural e, dessa forma, são apresentados nos limites do regime de memória romano. Essa seleção formal foi organizada em tópicos referentes ao poder político e a suas manifestações cotidianas. Assim, preocupamo-nos com a representação luciânica das assembleias, dos tiranos e das relações das divindades entre si e, principalmente, com Zeus. Entendemos que Luciano fez uma profunda exegese de sua realidade, evidenciando e criticando posturas abusivas. Em seus diálogos, podemos ver outras dimensões possíveis da interpretação do poder político no império romano.por
dc.description.abstractLucian of Samosat was an important interpreter of the Roman Empire, his writings were about a varied of topics. People who study about this writer focused on two possibilities for understanding his political stance: on one hand, there are authors who consider he is disconnected from his time and sociopolitical context; on the other hand, there are those who see him as a political activist opposed to Rome. In this Thesis, we consider that Lucian has an ambiguous position, since he identifies himself as Syrian, underscores his entire Hellenic education and criticizes aspects of Roman political culture. However, we believe that he was aware of the benefits that the empire brought all dominated peoples. Thus, we can say that he was a writer who collaborated with the maintenance of the imperial system. To prove this hypothesis, we analyze his famous satirical dialogues, which were often disregarded by his interpreters. Known for combining the dour philosophical dialogue with sarcastic comedy, we understand that the writer intended to produce laughter, which would turn to the mobilization of thought. We restrict our investigation to the dialogues that use mythology as subject. The myths were thought as components of a cultural memory and thus are presented within the limits of the Roman memory system. This selection was formally organized on topics related to political power and its everyday manifestations. Thus, we are concerned with the Lucianic representation of assemblies, tyrants and the relations of the deities among them and especially with Zeus. We understand that Lucian did a thorough exegesis of his reality, highlighting and criticizing abusive postures. In his dialogues, we can see other possible dimensions of interpretation of political power in the Roman Empire.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/14734/Tese%20-%20Edson%20Arantes%20Junior%20-%202014.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentFaculdade de História - FH (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Historia (FH)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLuciano de Samósatapor
dc.subjectSegunda sofísticapor
dc.subjectMitologiapor
dc.subjectPoder imperialpor
dc.subjectLucian of Samosateng
dc.subjectSecond sophisticeng
dc.subjectMythologyeng
dc.subjectImperial powereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleOs usos políticos da narrativa mítica em Luciano de Samósata: aspectos do regime de memória romano (séc. II D. C)por
dc.title.alternativeThe political uses of mythical narrative in Luciano of Samosat: aspects of roman regime memory (century II d. C)eng
dc.typeTesepor
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