Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3940
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêneros discursivos como objetos de ensino de língua portuguesa no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Discursive genre as objects of teaching Portuguese in high school
Autor: Silva, Rosangela Costa da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2041434029674996
Primeiro orientador: Sousa Filho, Sinval Martins de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5359385370592200
Primeiro membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Segundo membro da banca: Paniago, Maria de Lourdes Faria dos Santos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Resumo: A presente pesquisa investiga formas de se utilizar a teoria bakhtiniana, sobretudo por meio dos gêneros discursivos, bem como refletir sobre ações conduzidas pelas Sequências Didáticas (SD) numa perspectiva dialógica que procura contribuir no trabalho docente. Também, analisa algumas intervenções realizadas na realidade escolar durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa. Através de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas situações de ensino-aprendizado realizadas numa sala de aula, composta por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da rede estadual de ensino da cidade de Senador Canedo/GO. A partir das noções e conceitos de Bakhtin (2003, 2006), Rojo (2005, 2001), Dolz e Schneuwly (2004) entre outros, realizou-se um estudo centrado na concepção de linguagem como atividade dialógica que se atualiza nos discursos cotidianos e se materializa na diversidade de gêneros discursivos. As análises de três SD conduzem à conclusão de que a metodologia de ensino guiada pelos pressupostos da teoria sociointeracionista dos gêneros discursivos motiva os alunos às habilidades linguísticas de produção textual e atividades de leitura e traz benefícios a esses alunos, uma vez que, a partir do desempenho dessas habilidades, os alunos buscam alternativas linguísticas e discursivas para superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nos processos de desenvolvimento linguístico e discursivo.
Abstract: This paper aims to look into the way to use Bakhtin’s theory, especially by means of the discursive genres, as well as to reflect over the conducted by the Didactic Sequence (DS), on a dialogical perspective which aims at contributing to the teaching work. We also seek to analyze and intervene in school reality during the Portuguese lessons. Teaching-learning situations in a third year high school classroom of the State School, in Senador Canedo-GO city are analyzed through the methodology which is centered on action-research. A study focused on language conception, based on Bakhtin’s (2003, 2006), Rojo’s (2001, 2005), Dolz’s and Schneuwly’s (2004) notions and concepts, and many other authors’ was performed as dialogical activity which updates the quotidian discourses and materializes itself in the diversity of discursive genres. The analyzes of three DS lead to the conclusion that the teaching methodology guided by the assumptions of social interactionist theory of discursive genres motivates the students to language skills of writing and reading activities and brings benefits to these students, since, from performance of these skills, students seek linguistic and discursive alternatives to overcome learning difficulties presented in the processes of language and discourse development.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Gênero discursivo
Ensino
Ensino médio
Portuguese language
Discursive genre
Teaching
High school teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SILVA, Rosangela Costa da. Gêneros discursivos como objetos de ensino de língua portuguesa no ensino médio. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3940
Data de defesa: 15-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rosângela Costa da Silva - 2014.pdf6,66 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.