Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3950
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Noções de passado, presente e futuro entre crianças indígenas (Javaé) e crianças não indígenas (Colégio Claretiano Coração de Maria) |
Título(s) alternativo(s): | Notions of past, present and future of indigenous children (Javaé) and non-indigenous children (CCCM) |
Autor: | Silva, Luciana Leite da |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/9350326311864465 |
Primeiro orientador: | Nazareno, Elias |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/1486334927436240 |
Primeiro membro da banca: | Nazareno, Elias |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Rafael Saddi |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, André Marques |
Quarto membro da banca: | Capel, Heloísa |
Resumo: | A proposta de analisarmos as ideias históricas de crianças pertencentes a diferentes contextos culturais tem como principal objetivo avaliar o alcance dos referenciais teóricos, que orientam o campo da Didática da História no Brasil, e as propostas de abordagens interculturais no ensino de história. Esta pesquisa parte de um paradoxo vivenciado em sala de aula. Por um lado, as políticas públicas educacionais com as determinações legais sobre a educação para as relações etnicorraciais. Por outro, a presença de narrativas essencialmente eurocêntricas, tanto nos livros didáticos quanto nas expressões de grande parte dos estudantes e dos professores. A experiência no curso de Educação Intercultural para Professores Indígenas abriu novas perspectivas de análise acerca desta questão assim como apresentou outras problemáticas que marcam as relações conflituosas entre sociedades indígenas e não indígenas. Para além das questões territoriais, como habitualmente são representados estes conflitos na mídia, a subalternização das formas de lidar com os marcadores temporais, de elaborar e de comunicar os saberes se constituem como fatores que balizam a relação entre Estado Nacional e Territórios Indígenas. Neste sentido, nos propomos aqui a verificar diferentes formas de narrar o ser e estar no mundo, para então pensarmos uma aprendizagem histórica intercultural que reconheça/amplie os limites de nossas orientações conceituais e trate a diversidade de forma mais contundente que os atuais discursos antirracistas. |
Abstract: | The proposal of analyzing the historical ideas of children from different cultural contexts has the aim of evaluating the reaching of theoretical references, that conducts the field of Didactics of History in Brazil and the intercultural approaches in the education of History. This research comes from a paradox lived in the classroom. In one side, the politics of ethnic and races. On the other side, the presence of Eurocentric tales in books as much as in teachers' and students' conversation. The experience in the course of Intercultural Education for Indian Teachers opened new perspectives of analyses about this question, as showed other problems that mark the conflituous relations between the indian and non-indian societies. Beyond the land questions, as are frequently showed in the media, we aim to ascertain the different ways of narrating the being in the world, so that we can think about an intercultural historical learning that treats the diversity in a more embracing way than the antiracists speeches. |
Palavras-chave: | Didática da História Consciência histórica e educação intercultural Didactics of History Historical consciousness and intercultural education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de História - FH (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Historia (FH) |
Citação: | SILVA, Luciana Leite da. Noções de passado, presente e futuro entre crianças indígenas (Javaé) e crianças não indígenas (Colégio Claretiano Coração de Maria). 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3950 |
Data de defesa: | 8-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (FH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Luciana Leite da Silva - 2014.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons