Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3951
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diagnóstico auxiliado por computador no planejamento do tratamento com implantes osseointegrados
Título(s) alternativo(s): Computer-aided diagnosis in the treatment planning of dental implants
Autor: Mundim, Mayara Barbosa Viandelli
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5305307451260401
Primeiro orientador: Ribeiro-Rotta, Rejane Faria
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9466795079344876
Primeiro membro da banca: Ribeiro-Rotta, Rejane Faria
Segundo membro da banca: Leles, Cláudio Rodrigues
Terceiro membro da banca: Costa, Ronaldo Martins da
Quarto membro da banca: Silva, Fernanda Paula Yamamoto
Resumo: A proposta de analisarmos as ideias históricas de crianças pertencentes a diferentes contextos culturais tem como principal objetivo avaliar o alcance dos referenciais teóricos, que orientam o campo da Didática da História no Brasil, e as propostas de abordagens interculturais no ensino de história. Esta pesquisa parte de um paradoxo vivenciado em sala de aula. Por um lado, as políticas públicas educacionais com as determinações legais sobre a educação para as relações etnicorraciais. Por outro, a presença de narrativas essencialmente eurocêntricas, tanto nos livros didáticos quanto nas expressões de grande parte dos estudantes e dos professores. A experiência no curso de Educação Intercultural para Professores Indígenas abriu novas perspectivas de análise acerca desta questão assim como apresentou outras problemáticas que marcam as relações conflituosas entre sociedades indígenas e não indígenas. Para além das questões territoriais, como habitualmente são representados estes conflitos na mídia, a subalternização das formas de lidar com os marcadores temporais, de elaborar e de comunicar os saberes se constituem como fatores que balizam a relação entre Estado Nacional e Territórios Indígenas. Neste sentido, nos propomos aqui a verificar diferentes formas de narrar o ser e estar no mundo, para então pensarmos uma aprendizagem histórica intercultural que reconheça/amplie os limites de nossas orientações conceituais e trate a diversidade de forma mais contundente que os atuais discursos antirracistas.
Abstract: The proposal of analyzing the historical ideas of children from different cultural contexts has the aim of evaluating the reaching of theoretical references, that conducts the field of Didactics of History in Brazil and the intercultural approaches in the education of History. This research comes from a paradox lived in the classroom. In one side, the politics of ethnic and races. On the other side, the presence of Eurocentric tales in books as much as in teachers' and students' conversation. The experience in the course of Intercultural Education for Indian Teachers opened new perspectives of analyses about this question, as showed other problems that mark the conflituous relations between the indian and non-indian societies. Beyond the land questions, as are frequently showed in the media, we aim to ascertain the different ways of narrating the being in the world, so that we can think about an intercultural historical learning that treats the diversity in a more embracing way than the antiracists speeches.
Palavras-chave: Implante dentário
Estabilidade do implante
Visão computacional
Análise de textura
Didactics of history
Historical consciousness and intercultural education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Odontologia - FO (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Odontologia (FO)
Citação: MUNDIM, Mayara Barbosa Viandelli. Diagnóstico auxiliado por computador no planejamento do tratamento com implantes osseointegrados. 2014. 59 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3951
Data de defesa: 2-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Odontologia (FO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mayara Barbosa Viandelli Mundim - 2014.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons