Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Jordana Avelino dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3031225299697255 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Lucielena Mendonça de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5215089054455580 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Lucielena Mendonça de | - |
dc.contributor.referee2 | Mesquita, Deise Nanci de Castro | - |
dc.contributor.referee3 | Figueredo, Carla Janaína | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T12:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-26 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Jordana Avelino dos. Representações de alunos do fundamental II sobre a língua-cultura espanhola e seus falantes. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3978 | - |
dc.description.resumo | Ao ministrar minhas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), pude perceber inúmeras representações (SILVA, 1995, [1999]/2010, [2000]/2007) sobre o papel da língua espanhola (CELADA, 2002; ZOLIN-VESZ, 2013), seus falantes e os países que têm essa língua como oficial, sobretudo os latino-americanos (LESSA, 2004; SOUSA, 2007; IRINEU, 2011). Sobre esse tema, realizei um estudo de caso qualitativo de cunho etnográfico que objetivou observar e entender, no contexto sala de aula de ELE, as representações que os estudantes do Ensino Fundamental (EF) II têm sobre a aprendizagem desse idioma, dos falantes e de suas culturas. Considero que as representações são produto do discurso e estão atravessadas pelas relações de poder; são constituídas por meio das relações sociais e produzem efeitos de verdade. É essencial entender e problematizar quais são os efeitos das representações dos estudantes do EF II para os processos de ensino-aprendizagem de espanhol. Entre outubro de 2012 e setembro de 2013, os estudantes de quatro turmas das séries finais do EF II, de uma escola conveniada, em Goiânia, foram observados, entrevistados e responderam a questionários e produziram narrativas. Os dados apontam para representações já pesquisadas em outros estudos, tais como: a língua espanhola é fácil e parecida com a língua portuguesa (ALMEIDA FILHO, 2001; CELADA, 2002); o status secundário atribuído à disciplina no contexto escolar e a comparação entre o espanhol e o inglês, por meio do discurso de que a língua inglesa é vista como bonita, enquanto o espanhol é feio. Nos discursos dos alunos, notei a presença de representações sobre a América Latina e seus povos. Constatei que os alunos apresentaram discursos endocoloniais (LESSA, 2004), com representações perpassadas por valores negativos sobre os falantes de espanhol e suas culturas na América Latina entre os quais destaco: os ritmos latinos são engraçados e diferentes versus os elementos culturais dos Estados Unidos são melhores e os falantes de espanhol da América Latina são um “povo pobre, sofrido e que não tem nada”. Diante desses enunciados, problematizei sobre como os meios de comunicação (jornais, rádio, televisão e livro didático) e as instituições sociais (escola, governo, família etc.) exercem uma forte influência na construção e reforço das representações dos estudantes, estabelecendo, entre as instituições e as comunidades sociais, uma relação assimétrica de poder. | por |
dc.description.abstract | Al impartir mis clases de español como lengua extranjera (ELE), percibí un sin números de representaciones (SILVA, 1995, [1999]/2010, [2000]/2007) sobre el papel de la lengua española (CELADA, 2002; ZOLIN-VESZ, 2013), los hablantes y los países que tienen el español como lengua oficial, sobretodo, los de América Latina (LESSA, 2004; SOUSA, 2007; IRINEU, 2011). Sobre este tema, realicé un estudio de caso cualitativo de carácter etnográfico que tuvo por objetivo observar y entender, en el contexto sala de clase de español, las representaciones que los estudiantes del EF II tienen sobre el aprendizaje de español, los hablantes de esta lengua y sus culturas. Considero que las representaciones son producto del discurso y están asociadas con las relaciones de poder, ellas son producidas a través de las relaciones sociales y generan efectos de verdad, es esencial entender y problematizar, cuáles son los efectos de las representaciones de los estudiantes del EF II para los procesos de enseñanza-aprendizaje de español. Por lo tanto, desde octubre de 2012 a septiembre de 2013, los estudiantes de cuatro grupos de las series finales del EF II de una escuela pública en Goiânia fueron observados, entrevistados y respondieron a cuestionarios y escribieron narrativas. Los datos apuntan para representaciones investigadas en otros estudios, tales como: la lengua española es fácil y semejante a la lengua portuguesa (ALMEIDA FILHO, 2001; CELADA, 2002), el status secundario dado a la asignatura en el contexto escolar y la comparación entre el español y el inglés, a través de las representaciones la lengua inglesa como bonita y el español es feo. Además, en los discursos de los alumnos noté la presencia de representaciones sobre Latinoamérica y sus pueblos. Observé que los alumnos presentaron discursos endocoloniales (LESSA, 2004), con valores negativos sobre los hablantes de español y sus culturas en América Latina, de los cuales resalto: los ritmos latinos son cómicos y diferentes versus los elementos culturales de EE.UU. son mejores y los hablantes de español de Latinoamérica son un “pueblo pobre, sacrificado y no tiene nada”. Tras oír esos enunciados, reflexioné sobre como los medios de comunicación (periódicos, radio, televisión y libro didáctico) y las instituciones (escuela, gobierno, familia etc.) ejercen una fuerte influencia en la construcción y refuerzo de las representaciones de los estudiantes, estableciendo, entre las instituciones y las comunidades sociales, una relación asimétrica de poder. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-01-27T14:39:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Jordana Avelino dos Reis - 2014.pdf: 5001019 bytes, checksum: 386cab364a1084f33bb01900f39f4c46 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2015-01-28T12:40:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Jordana Avelino dos Reis - 2014.pdf: 5001019 bytes, checksum: 386cab364a1084f33bb01900f39f4c46 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-01-28T12:40:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Jordana Avelino dos Reis - 2014.pdf: 5001019 bytes, checksum: 386cab364a1084f33bb01900f39f4c46 (MD5) Previous issue date: 2014-06-26 | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa - FUNAPE | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/15359/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jordana%20Avelino%20dos%20Reis%20-%202014.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras - FL (RG) | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Língua | por |
dc.subject | Cultura de língua espanhola | por |
dc.subject | Relações de poder | por |
dc.subject | Ensino fundamental II | por |
dc.subject | Representaciones | spa |
dc.subject | Lengua | spa |
dc.subject | Culturas de lengua española | spa |
dc.subject | Relaciones de poder | spa |
dc.subject | Enseñanza fundamental II | spa |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.title | Representações de alunos do fundamental II sobre a língua-cultura espanhola e seus falantes | por |
dc.title.alternative | Representaciones de alumnos de fundamental II sobre la lengua- cultura española y sus hablantes | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística (FL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jordana Avelino dos Reis - 2014.pdf | 4,88 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons