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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um outro melodrama: o cinema de Rainer Fassbinder
Título(s) alternativo(s): Another melodrama: the cinema of Rainer Fassbinder
Autor: Sampaio, Ícaro San Carlo Máximo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6217664045975657
Primeiro orientador: Nogueira, Lisandro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6994570742767643
Primeiro membro da banca: Nogueira, Lisandro Magalhães
Segundo membro da banca: Xavier, Ismail Noberto
Terceiro membro da banca: Christino, Daniel
Resumo: Por muito tempo, a noção de bem e mal foi intrínseca ao melodrama, o que acabou, então, por fazê- lo ser visto como uma matriz alienante por já dá ao espectador um ponto de vista a ser seguido, o do herói, e, ao mesmo tempo, um ponto de vista a ser negado, o do vilão. Contudo, cabe investigar as possibilidades de um melodrama que não esteja enraizado em representar uma moral a ser seguida. Mas sim uma moral a ser refletida pelo próprio espectador. Em um primeiro momento, o artigo apresentará um estudo sobre o surgimento do melodrama. A relação entre vitima e opressor e a dicotomia existente nos paradigmas elementares do melodrama também serão objetos a serem problematizados. Por fim, será investigada a possibilidade de criação de melodramas que não estejam fundamentados na cultura maniqueista; para isto, será feito um estudo dos filmes O Medo Corroí a Alma e Lágrimas amargas de Petra Von Kant.
Abstract: For a long time, the notion of good and evil was intrinsic to melodrama, which ended up causing it to be seen as an alienating matrix for already giving the viewer a point of view to be followed, that of the hero and, at the same time, a point of view to b e denied, that of the villain. However, it is necessary to investigate the possibilities of a melodrama that is not rooted in representing morals to be followed, but morals to be reflected by the viewers themselves. In the first moment, this article presen ts a study about the birth of the melodrama. The connection between victim and oppressor and the dichotomy that exists in the elemental paradigm of the melodrama also will be purpoused. Lastly, it will be investigated the possibillity of criating melodrama that are not fundamented in the judeo -christian culture; for that, it will be made a study of the movie Ali: Fear eats the soul and The Bitter Tears of Petra Von Kant.
Palavras-chave: Melodrama
Bem
Mal
Ressentimento
Espectador
Melodrama
Good
Evil
Resentment
Viewer
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: SAMPAIO, Ícaro San Carlo Máximo. Um outro melodrama: o cinema de Rainer Fassbinder. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3989
Data de defesa: 10-Jul-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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